Área de segurança do DF é tema de discursos parlamentares

postado em: Brasília, CLDF, Política | 0
Fotos: EdmundoCine

Deputados distritais de vários partidos ocuparam a tribuna da Câmara Legislativa, na sessão ordinária desta terça-feira (24), para tratar de assuntos relacionados aos policiais civis e militares do DF. Wellington Luiz (MDB) levou ao plenário um boneco inflável, utilizado pelos policiais civis em suas manifestações, que representa o governador Rodrigo Rollemberg como o personagem Pinóquio. “É assim que eles veem o governador, por tudo o que prometeu e não cumpriu”, declarou. O parlamentar recebeu apoio do colega Claudio Abrantes (PDT) que lembrou a promessa de Rollemberg de equiparar os vencimentos dos policiais civis aos salários da polícia federal.

Por sua vez, o deputado Wasny de Roure (PT) apresentou levantamento do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol-DF) sobre problemas de saúde dos servidores da área de segurança, “que têm enfrentado depressão e outras patologias”. Já o líder do governo, deputado Agaciel Maia (PR) destacou medidas do GDF que beneficiaram centenas de policiais militares, como a “redução do interstício” que permitiu a promoção de praças, “algo que não ocorria havia 15 anos”. O parlamentar disse ainda ser favorável à equiparação reivindicada pelos policiais civis.

As boas notícias do líder, contudo, não impediram que mais deputados criticassem o governo. Celina Leão (PP), por exemplo, usou palavras duras para “bater” em Rollemberg. Ela chegou a pedir a “interdição” do governador. O deputado Raimundo Ribeiro (PPS) também fez críticas e acusou o governador de ter cometido “crimes” durante o mandato.

Arniqueiras – A deputada Telma Rufino (PROS) usou o seu tempo no comunicado de parlamentares para agradecer aos envolvidos no processo de regularização fundiária de Arniqueiras, região próxima a Águas Claras, onde ela reside e tem sua base eleitoral. “Há mais de 20 anos trabalhamos pela regularização e estamos próximos de obter as licenças necessárias”, anunciou, observando que a população local quer pagar “um preço justo” pelos terrenos.

Presidente da Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) da Câmara Legislativa, a parlamentar disse que “a regularização é única saída para combater a grilagem de terras, proteger o meio ambiente e garantir dignidade às famílias”. Telma Rufino acrescentou que é favorável à regularização em todas as áreas do Distrito Federal.

Futebol amador – O deputado Ricardo Vale (PT) relatou que presidentes das ligas amadoras de futebol do DF, além de representantes da federação que reúne as ligas, visitaram os gabinetes parlamentares, nesta data, em busca de recursos para que os campeonatos tenham início. “Temos de levar em conta a importância do esporte amador, especialmente, nas cidades satélites”, observou. Sobre o mesmo tema, o deputado Julio Cesar (PRB) informou que o problema do fomento ao esporte “está sendo resolvido”.

Marco Túlio Alencar
Fotos: Carlos Gandra/CLDF
Comunicação Social – Câmara Legislativa