DEFENSORIA ATENDE POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA EM TAGUATINGA

postado em: Brasília, Defensoria Pública | 0

A Defensoria Pública do Distrito Federal promoveu, nesta terça-feira, 27, das 8h às 12h, o POP RUA, uma ação itinerante que visa prestar acolhimento jurídico e amparo social aos moradores em situação de rua. Os atendimentos ocorreram no Ginásio de Esportes, na Praça do D.I., atrás da Secretaria de Fazenda do Distrito Federal em Taguatinga. No total, foram 30 pessoas atendidas, 22 receberam auxílio da Subsecretaria de Atividade Psicossocial (SUAP) e 8 receberam orientação jurídica. A maioria dos atendimentos foi referente à segunda via de documentação e pesquisa de andamento processual.

O defensor público Daniel de Oliveira Costa, do núcleo de Direitos Humanos, participou dos atendimentos no POP RUA e comentou sobre a importância da ação. “O serviço itinerante prestado à população em situação de rua fortalece o vínculo entre a Defensoria Pública e as pessoas que mais necessitam de seu atendimento em razão de sua vulnerabilidade. Nessa ação, dentre outras atuações, conseguimos fazer orientações jurídicas, verificar andamento processual e resolver demandas administrativas junto aos órgãos do GDF”.

O atendimento também é prestado a todo e qualquer cidadão que comparecer ao local e precisar dos serviços da Instituição.  A Subsecretaria de Atividade Psicossocial (SUAP) é formada por psicólogos e assistentes sociais que prestam assistência integrada aos núcleos de atendimento da Defensoria Pública e aos assistidos. A SUAP auxilia nas demandas jurídicas de forma extrajudicial e atende casos encaminhados pelos núcleos jurídicos que necessitem de acompanhamento psicossocial.

O próximo atendimento do POP RUA acontecerá no dia 05 de abril (quinta-feira), na Rodoviária de Brasília, das 13h às 17h.

Mariana Landim e Carolina Morais

da Assessoria de Comunicação