Ética e Compliance: este é o caminho

postado em: Brasília, CLDF | 0

Empresários debatem transparência e novas posturas, com a presença da ministra aposentada do STJ, Eliana Calmon

A ministra aposentada do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon, deu o tom do evento sobre Ética e Compliance na Construção, realizado na manhã desta quinta-feira, dia 5: “O mundo precisa ficar cada vez mais transparente. Nada se esconde, tudo se sabe. A ética é, sobretudo, uma questão de sobrevivência, é algo concreto e que tem valor econômico”, declarou.

O seminário foi promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) e pelo Senai Nacional, na sede do Sinduscon-DF.

Eliana Calmon destacou valores como credibilidade, confiança, seriedade histórico e imagem como fundamentais para as empresas nos dias de hoje. “Compliance nada mais é do que estar em conformidade com as regras pré-estabelecidas”, simplificou.

Em seu discurso caloroso, a magistrada criticou: “Os grandes problemas de corrupção no Brasil tiveram o aval do Poder Judiciário. A nossa Justiça é lenta, elitista e ineficiente”. Na sequência, citou a série do cineasta José Padilha, O Mecanismo, que coloca a corrupção não como um acidente, mas sim, como a lógica democrática do Brasil, pensamento que compartilha. A ministra também defendeu a independência do Judiciário e a mobilização da opinião pública.