Europa de Portas Abertas 2018

postado em: Brasília, Eventos, Notícias | 0

Este slideshow necessita de JavaScript.


Uma festa para toda a família se divertir, conhecer um pouco mais da cultura europeia e saborear delícias da culinária do Velho Mundo!

Em sua quinta edição, o “Europa de Portas Abertas (EPA)” promete um passeio pelas diferentes culturas e línguas de países europeus neste sábado (22). A Aliança Francesa, a Cultura Inglesa, o Goethe-Zentrum Brasília e o Instituto Cervantes estarão, das 12h às 18h, com uma intensa programação cultural, educacional e gastronômica para toda a família. O evento é organizado pela EUNIC Brasília – Associação dos Institutos Culturais Nacionais da União Europeia e das Embaixadas de Países da UE. A entrada é franca.

Sabores europeus –  Comidas típicas dos países participantes não vão faltar na praça de gastronomia montada em frente ao Goethe-Zentrum Brasília e Instituto Cervantes. A Cervejaria Corina marcará presença com seus chopes artesanais. Já o Téro Cocina representará a Espanha com pratos como chuleta com papas bravas, vacio assado con salsa allioli e papas rústicas e bocadillo de milanesa. A Alemanha terá um autêntico alemão como representante: o Chef Knut. No cardápio, o tradicional joelho de porco com chucrute e salsicha com salada de batata. E para acompanhar, cerveja artesanal da Ghesti Bier, que segue a Lei de Pureza Alemã.

O Tiquê Gyros vai oferecer o churrasco grego gourmet, além do gyro (sanduíche bem tradicional na Grécia). E para quem prefere um delicioso hambúrguer artesanal, o restaurante oferecerá mais de 15 opções. Por fim, o Le Jardin oferecerá as delícias típicas da França e a Queijaria Alpina, a raclete suíça (prato feito com o queijo raclete, que é colocado em aparelho especial e raspado sobre batatas e picles).

Tudo isso com DJ tocando hits europeus ao longo do dia. E para animar ainda mais, performance musical de Geórgia W Alô e banda, às 14h, tocando soul e rock, show de flamenco, às 15h, com o Grupo Capricho Espanhol e apresentação de quadrilha, às 17h, encerrando o Europa de Portas Abertas.

Programação infantil – Em todos os centros culturais haverá atividades para o público infantil. No Palco União Europeia, o Circo Rebote promete uma tarde muito divertida. Os acrobatas e palhaços Atawallpa Coello e Erika Mesquita vão apresentar sua performance de Circo Teatro e espetáculo de rua, às 16h.

No Goethe-Zentrum Brasília, durante a Oficina de Bricolagem, pais e filhos vão aprender a fazer um “Auge Gottes” (Olho de Deus), lindo enfeite tradicional dos Huichol, povos nativos mexicanos. É decorativo e traz sorte! Também será exibido filme alemão em três sessões: às 14h, 15h e 16h e, com um smartphone em mãos, será possível competir no rallye de QR-code e participar de sorteio de uma bolsa de alemão. O Goethe oferecerá ainda pintura de rosto e a “Oficina Pintura Livre – Traga Seus Filhos Para Fazer Arte”, além de promover um jogo gigante chamado Viagem pela Alemanha, em que as pessoas são os pinos.

E que tal aprender Pétanque? A Aliança Francesa estará com o terreno aberto para os iniciantes e para os já experientes no esporte parecido com a bocha, no Brasil. Contação de histórias e oficina criativa são as apostas do Instituto Cervantes, que convidou Daiane Reis para animar os pequenos. Licenciada em Letras Espanhol e pós-graduada em Metodologia do Ensino da Língua Espanhola, ela é contadora de histórias e criadora do site eleparaninos.com sobre didática e ensino espanhol infantil.

Daiane vai trazer a arte surrealista do grande artista espanhol Salvador Dalí para o universo das crianças. Durante a oficina criativa, das 14h30 às 15h30, elas vão desenvolver, de forma lúdica, seu processo artístico e sua criatividade. Ao criar pinturas, os pequenos artistas utilizarão a imaginação e técnicas de pintura e colagem, com diversos materiais. Vão trabalhar as artes plásticas, a psicomotricidade e ao mesmo tempo ampliar os conteúdos sócios-culturais e linguísticos em língua espanhola como as cores, os objetos, os animais etc.

Por fim, a Cultura Inglesa promoverá expedições utilizando a tecnologia de realidade virtual, oficina de cookies, oficina de slime (tipo de massinha flexível), games infantis, sessão de cinema para toda a família com direito a sorteio de brindes durante o dia e bolsa de estudos.

Informações sobre intercâmbio – Há milhares de razões para passar uma temporada em algum país estrangeiro estudando a língua do destino escolhido ou até mesmo aperfeiçoando o conhecimento em outra área. E é natural que dúvidas surjam quando se pensa em investir nessa experiência. Pensando nisso, Friederike Melzner, Assessora de Assuntos Científicos e Intercâmbio Acadêmico da Embaixada da Alemanha, vai tirar dúvidas sobre como fazer pós-graduação na Alemanha.

Os visitantes poderão também participar de aulas experimentais nas quatro instituições e realizar testes de nível gratuitamente em algumas delas. Na Cultura Inglesa, por exemplo, essa atividade tem duração de 20 minutos e é voltada para crianças, adolescentes e adultos. Por lá, vai ter um bate-papo sobre as certificações de Cambridge e IELTS para quem deseja morar ou estudar no exterior, se destacar no mercado e comprovar o conhecimento da língua inglesa.

Atrações especiais – É bom estar sempre preparado para dançar valsa numa festa de casamento ou em um aniversário de 15 anos. Por isso o Goethe-Zentrum Brasília vai oferecer uma oficina ministrada por Julia Repa, austríaca, professora de alemão e “valseira”. Serão duas turmas: das 15h às 15h30 e das 16h às 16h30. É no pátio do Goethe que vai ocorrer também a feirinha de mudas orgânicas de plantação própria, das 12h às 17h.

No Instituto Cervantes, a partir das 16h vai ter aula de ritmo e dança flamenca, com a equipe do Studio de Dança Capricho Espanhol. Um workshop de 45 minutos voltado para o conhecimento do ritmo flamenco, com foco na história desta arte. Os participantes terão ainda a chance de desenvolver uma coreografia.

Já no auditório da Aliança Francesa, Paule Maillet comanda ateliê de cinema francês com exibição de três curtas/cenas de filmes. É lá que acontece o ensaio aberto do Grupo de Teatro da AF. A programação inclui aula de culinária francesa no restaurante Le Jardin – o chef Thiago vai ensinar a receita da “La tarte flambée / Flammekeuche” e contar sobre sua história – além de Quiz francófono e aula de Música Francesa Contemporânea com Matthieu Bernard.

Vale lembrar que o público poderá visitar as instalações das escolas durante o EPA, conhecer seus acervos, a biblioteca e até as exposições que estiverem em cartaz nesses espaços.

Descontos e sorteios – Quem tiver interesse em participar das atividades dos quatro centros integrantes do Europa de Portas Abertas, basta retirar o “Passaporte Europeu” e concorrer a sorteios de cursos de idioma.  Para tentar a sorte, o interessado deverá participar de pelo menos uma ação proposta por cada centro. Ao final delas, ele terá quatro carimbos que tornarão seu passaporte válido para o sorteio.

Além disso, o passaporte trará cupons de desconto em cursos oferecidos pelas escolas integrantes do EPA. A Aliança Francesa, Cultura Inglesa e o Goethe-Zentrum Brasília vão oferecer 10% de abatimento sobre a taxa de um curso intensivo ou regular no 1º semestre de 2019. A promoção é válida para matrículas realizadas até 13 de dezembro de 2018.

Serviço:

Europa de Portas Abertas

Data: 22/09/2017

Horário: Das 12h a 18h

Locais: Estacionamento do Goethe-Zentrum Brasília (SEPS 707/907) e do Instituto Cervantes (SEPS 707/907)

Programação completa: goethebrasilia.org.br/cultura/europa-de-portas-abertas-2018/

ENTRADA FRANCA PARA TODOS OS PÚBLICOS