Saúde/DF: Lançamento de livro lota auditório na livraria Cultura do Casa Park

postado em: Notícias | 0
Saúde/DF: Lançamento de livro lota auditório na livraria Cultura do Casa Park

Com apresentação de fisioterapeuta renomado, obra Hérnia de Disco e Dor Ciática atrai público de cerca de 150 pessoas


Por Clarice Gulyas
Fotos: crédito: Luis Xavier de França 

Referência nacional no tratamento de doenças da coluna e dores nas costas, o fisioterapeuta cearense Helder Montenegro lançou nesta quarta (25/2) o livro Hérnia de Disco e Dor Ciática – Como prevenir, como tratar, como conviver; na livraria Cultura do shopping Casa Park. O evento contou com palestra gratuita sobre o tema e reuniu cerca de 150 pessoas, entre fisioterapeutas, profissionais de educação física, médicos e público em geral. A obra, independente, e que conta com a colaboração de 27 profissionais da Saúde, pode ser adquirida pelo site www.livroherniadedisco.com.br

Presidente da Associação Brasileira de Reabilitação da Coluna (ABR Coluna), Helder Montenegro falou do impacto do sedentarismo e dos maus hábitos no desencadeamento de problemas da coluna. Ele destacou a preocupação com a grande incidência de dores nas costas em adolescentes e afirmou que a obra tem como intuito servir como ferramenta de consulta tanto para profissionais da área da Saúde quanto para quem sobre com patologias relacionadas às dores nas costas. 

“O grande legado do livro é a facilidade que o leitor vai ter para entender o que são essas doenças da coluna vertebral. Esse é um grande diferencial e um objetivo que foi atingido por nós, que foi oferecer um livro rico em infográficos, glossários, ilustrações, palestras que podem ser acessadas pelo QR Code (evolução do código de barras com leitura pelo celular) – e tudo isso para facilitar a leitura e o entendimento dos leitores, levando a discussão do tema para dentro das casas, do trabalho das pessoas, fazendo com que elas discutam mais sobre dores nas costas.”, afirma.

Sobre a experiência de ter produzido seu primeiro livro técnico, Helder comenta que o maior desafio foi buscar uma linguagem direta e de fácil entendimento para o público. 

“Inicialmente foi traumatizante”, brinca. “A grande dificuldade foi colocar uma boa diagramação e infográficos, de destacar as figuras em uma só página. Nos preocupamos também em ter uma equipe de jornalistas nos corrigindo e mostrando o melhor caminho de se comunicar de uma forma direta com o público. Enfim, foi tudo muito suado, mas a experiência no final foi magnífica, sensacional. Eu não esperava esse resultado final, até porque a configuração desse livro não estava formada desde o início, então ela foi crescendo e crescendo, e no fim, acabei aprendendo mais do que o próprio leitor.”, diz.

Na ocasião do lançamento, Montenegro elogiou o público brasiliense, que se demonstrou interessado e participativo durante o evento, que teve de estender sua programação. A obra já passou por Fortaleza (CE), Juazeiro (CE), São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP) e seguirá para Goiânia (GO), Manaus (AM), Belém (PA), São Luis (MA), Teresina (PI) e Rio de Janeiro (RJ) até março. 

“Fazer o lançamento em Brasília foi extremamente gratificante. A participação do público e o olhar atento de todos foram impressionantes. Esse é o nosso objetivo: chamar a atenção das pessoas para essa causa.”, comemora.

Autora de Brasília

Com o tema Mielopatia, a fisioterapeuta Ângela Lepesqueur, representante da Associação Brasileira de Reabilitação da Coluna (ABR Coluna) no DF discorreu sobre a perda progressiva dos movimentos a partir do comprometimento da medula espinhal. Segundo a especialista em Coluna Vertebral, o evento teve como importância oferecer um maior entendimento sobre o funcionamento do organismo e a necessidade de sua preservação.

“Esse evento é de suma importância para a população do DF, especialmente para todas aquelas pessoas que sofrem com dores na coluna. Este é um livro que vem enriquecer, desmistificar e tornar mais simples o entendimento do funcionamento e do que pode ser feito com a coluna vertebral. Problemas na coluna vertebral acometem hoje a maioria da população brasiliense, brasileira e mundial, e o livro tem o objetivo de oferecer medidas simples que podem ser feitas no dia a dia e que estão descritas no livro de uma forma simples e clara para a população.”, comenta.

Sobre a participação na obra, que em menos de três meses já vendeu 5 mil exemplares, Ângela Lepesqueur avalia que a maior gratificação é poder oferecer mais autonomia e qualidade de vida para a população.

“Foi muito gratificante essa experiência por eu acreditar muito no papel social que esse livro traz. Essa foi a minha contribuição para tratar um problema de saúde pública com dados cada vez mais alarmantes.”, avalia.

Causas do adoecimento

Dados do IBGE apontam que as dores nas costas são a terceira maior causa de aposentadoria e a segunda de licença ao trabalho. No Brasil, já são mais de 6,5 milhões de pessoas com hérnia de disco. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial terá um episódio de dor na coluna na vida. A dor nas costas está entre os três principais problemas de saúde que mais acometem a população em geral, atrás apenas de diabetes e doenças cardíacas.

Mais informações: www.livroherniadedisco.com.br

Assessoria de Imprensa
Clarice Gulyas (61) 8177 3832 Vivo / Whatsapp
claricegulyas@gmail.com / Gtalk
Feed