1º Festival Internacional de Arte de Brasília começa HOJE!

postado em: Notícias | 0

Por Clarice Gulyas

Festival é o primeiro evento internacional da Secretaria de Cultura do DF a integrar o calendário oficial

Os quatro cantos do Distrito Federal serão invadidos por música, dança, teatro, mostras de cinema, exposições e oficinas de arte no início de 2012. Ação conjunta das secretarias de Cultura e de Educação do DF realiza, entre os dias 4 de janeiro e 10 de fevereiro, o 1º Festival Internacional de Arte de Brasília, que receberá ainda grandes atrações como Ney Matogrosso, Gilberto Gil, Vanessa da Mata, Milton Nascimento e o espetáculo Circo da China. Abertura será nessa quarta (4) com show de Paulinho da Viola na Sala Villa-Lobos, às 21h. A entrada é franca.
O objetivo é ampliar as opções de cultura, lazer e conhecimento, de forma gratuita, com a ocupação de locais como o Teatro Nacional, Museu Nacional, Biblioteca Nacional, Cine Brasília, centros culturais e Regiões Administrativas do DF que irá abranger o Gama, São Sebastião, Taguatinga e Sobradinho. O projeto deverá acontecer anualmente com a intenção de estimular o mercado cultural da cidade, além de incentivar o turismo e o intercâmbio cultural entre outras cidades e países, sobretudo, durante a Copa de 2014.
Na coletiva de imprensa da cerimônia de lançamento do Festival, ocorrida na manhã desta terça (20/12), no Teatro Nacional, o secretário de Cultura do DF, Hamilton Pereira, disse ao site Brasíliagenda que o critério escolhido para a seleção dos aproximadamente 15 artistas convidados, foi buscar artistas que contribuam com o enriquecimento e desenvolvimento sócio-cultural.
“O critério básico é associar cultura com educação. É fazer com que aquilo que de manifestação cultural nos chega, fecunda o suficiente para poder se reproduzir como valor, para que não se esgote como um evento qualquer”, afirma.
Sobre a preparação para o Festival, a subsecretária de Políticas e Promoções Culturais do DF, Fátima de Deus, afirmou ao Brasíliagenda que uma das preocupações do órgão é disponibilizar uma infraestrutura coberta para o público, já que a cidade sofre constante período de chuvas. Na ocasião, ela também falou da intenção de consolidar o evento como o primeiro exemplo internacional da Secretaria de Cultura no calendário oficial, e fez planos para 2014.
“Nós queremos que a cada ano ele (o festival) possa crescer e quando estivermos no ano da Copa do Mundo, a gente possa abrir com uma constelação nacional, internacional e daqui de Brasília. Por isso, optamos por fazê-lo agora, mesmo como uma pequena e grande semente”, disse.
Inscrições abertas na Escola de Música de Brasília
Presente na cerimônia de lançamento do 1º Festival Internacional de Arte de Brasília, o diretor do Centro de Educação Profissional Escola de Música de Brasília, Ataíde de Mattos, inaugurou o 34º Curso Internacional de Verão de Brasília, que acontecerá no período de 4 a 21 de janeiro.
Professores, instrumentistas, regentes e cantores brasileiros e estrangeiros estarão entre os cerca de 50 profissionais que irão fazer apresentações musicais populares e eruditas para o público brasiliense. As inscrições para os cursos de atualização e o aprimoramento artístico na Escola de Música irão ocorrer a partir dessa quarta (21), pelo site www.se.gov.br/emb, com encerramento no dia 3 de janeiro.
Esteve também presente na cerimônia de lançamento do 1º Festival Internacional de Arte de Brasília o diretor de Educação Profissional da Secretaria de Educação do DF, Antônio Alves de Siqueira Júnior. Além da iniciativa conjunta das secretarias de Cultura e Educação do DF, o evento conta com o apoio da Secretaria de Turismo do DF, Embaixadas da China e da Espanha, e instituições culturais como o Instituto Cervantes, o Centro Cultural Banco do Brasil e a Escola de Música de Brasília.

Próximas atrações:

quarta, 4
20h – Paulinho da Viola, com abertura do Choro Livre
Teatro Nacional

sexta, 6
20h – Show do cantor Juraildes da Cruz, com abertura de Zelito Passos
Teatro Nacional
terça, 10
20h – Show Concerto de Cordas, de Gilberto Gil, com abertura de Ellen Oléria e a banda Pretutu
Teatro Nacional
quarta, 18
20h – Show do Trio Corrente, com abertura de Ana Donizete
Teatro Nacional
quinta, 19
20h – Milton Nascimento, com abertura de Jaime Ernest Dias
Teatro Nacional
sexta, 27
20h – Vanessa da Mata, com abertura de Renata Jambeiro
Teatro Nacional
sábado, 28
20h – Vanessa da Mata
Taguatinga
A programação completa está disponível no blog oficial do evento:
Confira minha participação na coletiva de imprensa da cerimônia de abertura:
serviço:
1º Festival Internacional de Arte de Brasília
data: de 4 de janeiro a 10 de fevereiro
informações: 3325 6218 ou 3325 6220

Feed