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Por Clarice Gulyas

Quando começar a atividade física?
Para praticar atividade física não existe idade certa. No entanto, há mitos sobre a influência dos exercícios na adolescência como problemas no crescimento esquelético e o amadurecimento biológico precoce. De acordo com o professor de natação e triathlon da Fit Park, Carlos Eduardo Cunha, o perigo está tanto no excesso de volume e de intensidade dos exercícios, além da falta de acompanhamento profissional. “Um treinamento muito intenso inibe a produção de cálcio que contribui para que a criança não tenha um crescimento adequado, podendo causar a má formação da face como o afastamento dos dentes e um desgaste maior da cartilagem e outros hormônios”, explica.
Com base na análise individual de um profissional que irá considerar a idade, o tipo físico e o objetivo do aluno, a prática de exercícios físicos traz mais disposição e vitalidade à criança ou ao adolescente, e contribui para evitar problemas futuros como a obesidade.
Segundo a psicóloga Camila Torquato, o preconceito social com quem está acima do peso pode ainda ocasionar a depressão. “Se a obesidade gerar algum tipo de sofrimento, como a irritabilidade, tristeza, baixa autoestima e, se isso, não for trabalhado, pode comprometer as relações sociais da pessoa, resultando em um prejuízo de sua qualidade de vida”, explica.
Confira reportagem do SBT Brasília sobre o assunto na Fit Park Academia!
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MEDICINA

O bem estar em corpo e alma
A pressão de uma rotina agitada e a dificuldade de adaptação do ser humano aos desafios diários dá margem ao esgotamento psíquico. Quando o estresse atinge proporções maiores, a doença passa a ser manifestada pelo organismo. “Tal comportamento frente a fatores estressores prejudicam o contato social gerando afastamento e descompensando o equilíbrio pessoal”, alerta a psicóloga Magaly Muniz.
Mudar os hábitos e experimentar novas situações são algumas formas de combater esse mal. Nos casos mais graves como a depressão, a psicoterapia é indicada para trabalhar a desconstrução de crenças. Além do apoio de pessoas próximas para a eficácia do tratamento, a prática de atividades físicas também é indicada como uma importante ferramenta no combate ao estresse. “Atividades saudáveis são essenciais para amenizar o estresse, pois auxilia a manutenção do equilíbrio físico e psicológico do sujeito”, recomenda Magaly.
O próprio ambiente das academias contribui para descontrair o indivíduo e renovar seu ciclo de amizades, sem falar nos benefícios físicos conquistados principalmente por meio dos exercícios aeróbicos, que relaxam o corpo e geram a sensação de bem estar após a liberação de hormônios como a serotonina e a endorfina.
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Clarice Gulyas
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