Academias do DF têm até sábado (14/4) para advertir riscos do uso de anabolizantes

postado em: Notícias | 0
As academias do Distrito Federal têm até o dia 14 de abril para se adequarem à Lei 4.755, que obriga os estabelecimentos de ginástica a alertarem sobre os riscos do uso de anabolizantes. Com autoria do deputado distrital Washington Mesquita, a lei foi sancionada em 14 de fevereiro pelo governador Agnelo e publicada no dia 15 pelo Diário Oficial da União. O descumprimento prevê advertência e multas no valor de R$ 600 em caso de reincidência.

Com advertências divulgadas ao longo das aulas na rádio da academia e com diversos cartazes afixados em torno dos aparelhos de musculação, a gerente da Fit Park academia, Ângela Andrade, afirma que a informação é a melhor aliada na prevenção. “Espero que pessoas que recorram a esses artificios em nome da vaidade possam refletir melhor se vale a pena o risco desse produto quando o que se está em jogo é o comprometimento da saúde”, diz.
O nutricionista Camilo Briceño, especialista em Nutrição Esportiva, explica que os esteroides anabólicos são substâncias sintéticas similares à testosterona que causam diversos riscos “como problemas psicológicos, dermatológicos, ginecomastia, atrofia testicular, dentre outros”, explica.

Carlos Fernandes (foto), professor de educação física da Fit Park e especialista em Musculação e especialista em Treinamento de Força e Musculação, aponta outros efeitos colaterais mais perigosos como o câncer, a hipertensão e cardiopatias que podem causar a morte. “Os esteroides são muito usados pelos jovens, principalmente durante as férias de verão ou na véspera do carnaval para potencializar os resultados estéticos com um espaço de tempo e disciplina menores do que de forma natural. Em alguns casos especiais os médicos podem prescrever o uso dos anabolizantes, porém se usado de forma indiscriminada pode gerar ou potencializar patologias que podem ter sequelas para o resto da vida”, alerta.

Autor do projeto:
Deputado distrital Washington Mesquita (3348 8030)
Serviço:
Fit Park Academia
213/14 Norte, área especial, em frente ao parque Olhos D’água
(61) 3368 2001
http://www.fitparkacademia.com.br/
Assessoria de imprensa
Fit Park Academia
(61) 8177 3832 / 8428 0719 tim ( Clarice Gulyas )
claricegulyas@gmail.com (e-mail e Gtlak)
Feed