Ajuda financeira do Criança Esperança vai para Ong de Brasília

postado em: Notícias | 0

Por Clarice Gulyas

Com o projeto Irmão Mais Velho, a Ong Aconchego (DF) foi selecionada pela segunda vez para receber o apoio financeiro do programa Criança Esperança, uma iniciativa da Rede Globo em parceria com a UNESCO.  O valor, ainda não divulgado, deverá ser usado no próximo ano exclusivamente para financiar atividades previstas do projeto brasiliense. No dia 4 de dezembro a entidade também irá ser prestigiada no Rio de Janeiro junto com representantes de projetos selecionados anteriormente, como forma de reconhecimento público pelos trabalhos desenvolvidos em prol da luta por melhores condições de vida para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade no Brasil.

Ainda emocionada com a notícia recebida nessa terça (30/10), a presidente do Aconchego, Soraya Pereira, afirma que a vitória significa reconhecimento da seriedade e comprometimento do projeto, que funciona em Brasília, com parceria do colégio Leonardo da Vinci. Em 2010, a ong também foi eleita pelo Criança Esperança por meio do projeto Caminhos Para a Adoção, que prepara crianças institucionalizadas e candidatos a pais adotivos para a adoção, além de realizar o acompanhamento assistencial às famílias que participam da adoção tardia (com adoção de crianças maiores de 3 anos de idade). “Isso mostra o quão sério é o trabalho que a gente desenvolve pensando em cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente, que afirma que toda criança tem, sim, o direito ao convívio familiar e comunitário. E pela segunda vez, a gente ganha com um projeto sério, que mostra nossa preocupação em dar uma qualidade de vida e respeito a tantos meninos que hoje estão em uma instituição de acolhimento.”, diz.

Sobre os investimentos para o projeto, Soraya confessa ter muito que fazer, como ampliar a qualidade dos serviços e da equipe técnica da Ong. “Esse é um projeto muito importante porque envolve adolescentes de uma escola de classe média de Brasília, cuidando para que esses meninos tenham um olhar para o futuro. Então, é um projeto que visa uma transformação e visão empreendedora, e trabalhar a importância desses alunos nesse contexto social. Vamos usar esse projeto com foco de trabalhar em cima de capacitar esses meninos para dar e estimular esse afeto e esse respeito para essas crianças, melhorando nossa qualidade e profissionalismo. Queremos uma equipe muito boa e que entenda esse contexto.”, afirma.


Programa  Irmão Mais Velho

O Programa Irmão Mais Velho foi criado em 2008 pelo Grupo de Apoio à Convivência Familiar e Comunitária, o Aconchego, e desenvolve um conjunto de ações direcionadas às crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional no Distrito Federal.

Por meio da participação voluntária de 150 estudantes do ensino médio do Colégio Leonardo da Vinci que realizam atividades previamente planejadas com a equipe técnica da Aconchego em três instituições de acolhimento do DF a cada 15 dias, o projeto visa a convivência comunitária destas crianças e adolescentes através das experiências cotidianas, atividades lúdicas e culturais, suporte educacional e, sobretudo, a troca de afeto entre pessoas de universos sociais e culturais diferenciados, promovendo assim o desenvolvimento mútuo do binômio autonomia– responsabilidade comunitária.


Mais informações: http://www.aconchegodf.org.br/ 


Assessoria de Imprensa (Ong Aconchego)
Clarice Gulyas (61) 8428 0719 / 8177 3832
gulyascomunicacao@gmail.com / claricegulyas@gmail.com 
Feed