Bicampeão Pan-americano de Kung Fu troca Goiânia por Brasília e dá início aos treinos para o próximo Pan da categoria, em 2012

postado em: Notícias | 0
Bicampeão Pan-americano de Kung Fu troca Goiânia por Brasília e dá início aos treinos para o próximo Pan da categoria, em 2012

Academia da Asa Norte cede espaço e profissionais para manter o ritmo de 5 horas diárias de treino do atleta. Agora é a vez de representar o Distrito Federal


Por Clarice Gulyas

Líder no ranking nacional de Kung Fu nas modalidades de apresentação Taichi Chuan e Espada Taichi, o goiano Roque Neto, 27 anos, troca a terra natal onde conheceu o esporte pela capital federal. Além de realizar o sonho de cursar Educação Física na Universidade de Brasília (UnB), o também tricampeão sul-americano conquistou o importante apoio da Fit Park Academia para manter uma carga diária de 5 horas de treino com vistas ao próximo Pan-americano, que realiza campeonato exclusivo da categoria entre os dias 26 e 29 de julho em Monterrey, no México. O bom desempenho na competição garante ainda vaga nos Jogos Sul-americanos do ano que vem. A expectativa é que o esporte também esteja confirmado para as Olimpíadas de 2020.

Cheio de planos para a carreira na arte marcial chinesa, Roque Neto fala da importância da estrutura física disponibilizada para treinos e da dificuldade de patrocínio e apoio da iniciativa privada, principalmente, para custear viagens durante as competições dentro e fora do Brasil. Essa falta de interesse quase lhe rendeu a desclassificação na véspera do último mundial, ocorrido em outubro último, na Turquia. “Por coincidência ou mesmo destino, me mudei para o mesmo bloco da academia (em frente ao parque Olhos D’água, na Asa Norte) e quando vi a estrutura, percebi que é um lugar bem preparado. Fiquei impressionado de ver a mesma estrutura e serviços de onde eu treinava, em Goiânia, e a qualidade dos equipamentos. Lá, tenho disponibilidade de espaço para treinar, o que vai me ajudar bastante”, aprova.

Tendo outros esportistas de destaque na academia, a gerente da Fit Park, Ângela Andrade, afirma que o apoio ao atleta é fundamental para aprimorar talentos e incentivar sonhos. “Nos interessamos pelo brilhante trabalho que o Roque tem realizado e por sabermos da dificuldade de apoio que os atletas enfrentam, muitas vezes, até limitando o crescimento do talento humano em virtude de não terem recursos suficientes para competirem. É sempre bom estarmos cercados por campeões. Pessoas que aprendem a cada dia superar seus limites através do treino, dedicação e disciplina são bons exemplos para nos inspirarmos”, avalia.


A vez de representar o Distrito Federal
Para fazer bonito ao longo das sequências de movimentos que exigem muita concentração e equilíbrio durante as competições, é preciso esforço e dedicação. Sem falar no amor ao esporte. Roque Neto é penta campeão goiano, tetra campeão brasileiro, tricampeão sul-americano e bicampeão pan-americano. “Estou em período de adequação, mas a correria já é grande. No treinamento físico, a musculação me ajuda a prevenir lesões e ganhar força e diversas capacidades como potência e resistência muscular. Também sigo uma orientação de prevenção de lesão onde faço exercícios com a bola de pilates, cama elástica e o bozú (meia bola). E o melhor é que o espaço de ginástica tem tatame apropriado para amortecer o impacto durante os treinos técnicos”, elogia.

Com um espaço disponível para manter o ritmo de treino todos os dias, agora a preocupação de Roque é com a disputa da classificação para as próximas competições internacionais. “Sem essa manutenção diária não consigo garantir uma expectativa de resultado. Tem que ser constante e ininterrupto. Isso vai contribuir para eu atingir melhores resultados. O esporte está crescendo muito e temos a chance de participar das Olimpíadas. Todo mundo está correndo atrás para aumentar o nível do esporte e chegar até os chineses, que são os melhores”, diz.

Sobre a contribuição e o investimento no treino do campeão de Kung Fu, que já atrai a curiosidade dos frequentadores da academia, Ângela brinca e diz que agora é a vez de representar o Distrito Federal. “Desejamos que ele conquiste todos os seus objetivos e que represente bem nosso país e agora o Distrito Federal nas competições em que participar. Para tal, o nosso incentivo é oferecer nossas instalações, colocando a disposição nossos profissionais para que ele possa realizar seus treinos com qualidade e aos cuidados de profissionais comprometidos em lhe proporcionar o melhor serviço para um melhor resultado”, afirma.


Mundial da Turquia
Apesar de ter se classificado em 20º lugar no mundial competindo com outros 39 atletas, onde já chegou ao 10º e ao 16º lugares em 2007 e 2009, Roque Neto está satisfeito com sua ótima classificação em um dos mais importantes critérios de avaliação da comissão organizadora: ficou entre os três, dos dez brasileiros que competiram na mesma modalidade, com melhor desempenho técnico. “Fiz uma apresentação com erros, o que diminui muito a pontuação, mas mesmo abaixo das colocações anteriores, fiquei feliz porque apenas três atletas do Brasil receberam a avaliação de Nível Superior, que reflete na maior capacidade técnica”, conta.


Reportagens veiculadas:


Assessoria de imprensa
Fit Park Academia
(61) 8177 3832 / 8428 0719 tim ( Clarice Gulyas )
claricegulyas@gmail.com (e-mail e Gtlak)

Serviço:

Fit Park Acadeimia
213/14 Norte, área especial, em frente ao parque Olhos D’água
(61) 3368 2001
http://www.fitparkacademia.com.br/
Feed