Crédito da foto: Carlos Gandra – CLDF
Unidade móvel do Hemocentro será lançada nesta quarta (8/2) e tem capacidade para até 100 coletas por dia.
A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) lança nesta quarta(8/2), Unidade Móvel de Coleta de Sangue que irá percorrer diferentes regiões do Distrito Federal. A iniciativa pioneira é resultado da lei 6687/2020, de autoria do deputado distrital João Cardoso. A cerimônia de entrega do ônibus equipado será às 10h, no Palácio do Buriti.
A proposta foi apresentada pelo parlamentar em 2019, com o objetivo de aumentar os estoques de sangue do Hemocentro de Brasília, responsável por abastecer toda a rede de saúde pública do DF, além de instituições conveniadas, como o Hospital da Criança, o Instituto de Cardiologia do DF e o Hospital das Forças Armadas. O projeto de lei 436/2019 ganhou notoriedade em 2020, durante a pandemia da Covid-19, quando os estoques de sangue foram reduzidos drasticamente.
“Fico muito feliz em ver este serviço ser estendido a todas as regiões administrativas, podendo salvar ainda mais vidas com este belíssimo trabalho que o Hemocentro faz”, afirma João Cardoso.
Unidade Móvel de Coleta de Sangue
Segundo o Hemocentro, a unidade móvel possibilitará que os voluntários façam a doação de sangue nas suas próprias regiões administrativas, sem a necessidade de deslocamento até o Plano Piloto. Em 2022, o Hemocentro realizou uma média de 4.600 coletas de sangue por mês. Cada doação, pode salvar até quatro vidas.
Atualmente, cerca de 1,8% da população do DF é doadora de sangue, número abaixo da meta mínima de 3% estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “A unidade móvel nos dará a oportunidade de diminuir esse déficit, facilitando a coleta do sangue para aqueles que queiram doar pela primeira vez e para os que já são doadores”, completa o presidente do Hemocentro, Osnei Okumoto.
O calendário com as datas e os locais que receberão o serviço será divulgado periodicamente pelo site e pelas redes sociais do Hemocentro. No próximo dia 16, a Unidade Móvel atenderá doadores de sangue no estacionamento do JK Shopping, em Taguatinga, em uma ação preventiva a um eventual aumento na demanda por sangue durante o período do Carnaval.
Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Confira mais detalhes no site oficial do Hemocentro: https://www.hemocentro.df.gov.br/
*Com informações da Agência Brasília