Imagens do Oriente Médio chega ao Cine Brasília

postado em: Notícias | 0

Por Clarice Gulyas
Tradições e revoluções sócio-políticas dos principais países do Oriente Médio é tema de mostra no Cine Brasília a partir dessa quarta (4). Parte integrante do 1º Festival de Arte de Brasília, Imagens do Oriente Médio traz 21 filmes que abordam os conflitos civis e as guerras protagonizadas por judeus e árabes nas últimas décadas. A mostra se estende até o dia 8 de janeiro, com entrada franca.
Quatro sessões diárias são responsáveis pela exibição de curtas, médias e longas metragens que propõem uma narrativa cinematográfica peculiar com a intenção de despertar a reflexão do público sobre a situação atual do Oriente Médio. A seleção conta com a abertura de Malabarista, produção de Ibrahim El Batout (Egito), que conta com diversas subtramas em torno da historia de um ex-prisioneiro de guerra. Na ocasião, o cineasta e documentarista sírio Omar Amiralay, falecido em fevereiro de 2011, será homenageado com a exibição de Inundação no País de Baath e Um Prato de Sardinhas. Para aprofundar o debate proposto pela mostra, o cientista político Reginaldo Nasser fará uma breve introdução em palestra para o público.
Entre outros destaques da mostra estão os títulos Sem medo a partir de hoje, da Tunísia, e Todas as restrições terminam, que retrata o Irã por meio das roupas e da religião muçulmana. Outros lugares como Turquia, Marrocos e Palestina foram incluídos na mostra.

serviço:
Imagens do Oriente Médio
local: Cine Brasília (EQS 106/107)
hora: a partir das 16h
data: de 4 a 8 de janeiro
ingresso: entrada franca
classificação: 16 anos (para todos)
informações: 3244 1660

Feed