Comunicadora de destaque superou machismo e alta competitividade para ganhar o público da capital
Principal nome da emissora que tem conquistado cada vez mais audiência dentro e fora do Distriro Federal, Luiza Frazão Valente comemora nesta terça (15/3) um ano de trabalho na TV União Brasília, canal 11.1 da TV aberta.
Ex-locutora da Atividade FM (107,1), principal rádio do DF e entorno, a jornalista aceitou o desafio de levar voz e imagem para frente das câmeras como repórter do programa União DF Noticias.
Sua desenvoltura, carisma e profissionalismo conquistaram em poucos meses mais cargos e funções dentro da emissora, tornado-a hoje apresentadora e coordenadora de jornalismo, responsável por todos os programas de notícias.
Mas quem conhece a trajetória de Frazão sabe das dificuldades enfrantadas pela jornalista para alcançar este lugar de destaque. Rebateu o machismo e até perseguições dentro do mercado com amor, muito trabalho e – ironicamente, UNIÃO. Para isto, também contou com o apoio diário de colegas de trabalho, como o editor de vídeo Alex Cunha, que ingressou na casa na mesma época que a jornalista.
“Trabalhar com a Luiza é algo desafiador, no sentido de que ela sempre nos leva a viver sempre novos desafios, nunca para, seu senso criativo e crítico faz com que o trabalho sempre renda e isso nos desafia a sermos profissionais ainda melhores.”, avalia.
“Adimiro muito sua garra e força de vontade. Ela é aquela típica mulher brasileira, que vai à luta e não desiste nunca. Mas digo que sua principal qualidade, vai muito além de fatos ou atitudes, está em sua essência, em que ela é. Talvez esse lado muitos não conseguem conhecer, mas eu tive a oportunidade de explorar um pouco mais. Ela me permitiu conhecer um lado humano, forte e desbravador que há dentro dela.”, conta Alex.
“Esse um ano dela no ar só representa tudo isso que falei, estar ali por mérito de seu esforço e dedicação, e eu desejo que ela cresça ainda mais e mantenha toda sua pureza feminina dentro de si, e que essa força que ela demonstra por fora seja ainda maior para que ela não seja atingida por qualquer obstáculo. Pelo contrário: que passe cada um deles! São os meus votos para minha querida colega de trabalho e amiga! Feliz primeiro ano do seu e nosso União DF Notícias!”, finaliza.
Jeito Mãezona
Outro colega e admirador do trabalho da ruiva é o repórter Ernandes Almeida, que diz considerar a comunicadora uma “mãe” na redação.
“Ela não é mãe ainda, mas na redação já ouviu de nós que é uma mãezona! Ela veio do rádio, aplicou o talento na TV e cada vez mais se aperfeiçoa diante das câmeras. Parece fácil, mas não é! Entrei um pouco depois que ela assumiu e sou super grato por ela ter dado oportunidade para que meu talento como repórter fizesse parte do principal jornal da casa, apresentado por ela, o União DF Notícias”, conta.
“Ela é essa profissional camaleoa que consegue se adaptar e entregar bons resultados nessa área tão agitada como é o jornalismo. Ela tem sensibilidade para bons profissionais e generosa por, não só crescer, mas, também, ajudar os colegas de profissão ascenderem na carreira. Parabéns por conseguir fazer um jornal diário de uma hora, não é para qualquer um! Muito sucesso sempre, Luiza!”, completa.
A Rede União de Rádio e Televisão nasceu pelas mãos de José Alberto Bardawil em agosto de 1988 em Rio Branco, no Acre. Desde então, a empresa já expandiu seus escritórios para vários estados do Brasil, ressaltando as suas emissoras geradoras em Rio Branco (AC), Fortaleza (CE) e Brasília (DF).