Três grandes ações movimentam a cena cultural de Teresópolis, incluindo projeto inspirado na obra de Jesse de Jesus

postado em: Notícias Brasília | 0
Casa da Memória Arthur Dalmasso, na Várzea. Foto: Jorge Maravilha

 

A cena cultural de Teresópolis vive um momento de grandes avanços. A Secretaria Municipal de Cultura anunciou três importantes ações: a reforma da varanda da Casa da Memória Arthur Dalmasso, o início da construção do CEU da Cultura e o projeto de implantação da Casa de José de Alencar, no bairro do Soberbo.

Chamou nossa atenção, especialmente, o fato de que a ideia da Casa de José de Alencar — voltada ao turismo literário e à valorização do legado do escritor cearense — foi fortemente influenciada pela obra e atuação do escritor teresopolitano Jesse de Jesus.

Mr Jesse de Jesus

Servidor da Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal, Jesse lançou recentemente o livro O Guarany: SOBRE-VIVENTES (2011), durante a Feira do Livro de Brasília – Edição Especial: Meio Ambiente e Sustentabilidade. A obra, uma releitura crítica e contemporânea do clássico de José de Alencar, já havia causado grande repercussão na cena cultural de Teresópolis, inspirando o surgimento de um memorial literário às margens do Rio Paquequer — exatamente onde, segundo relatos históricos, teria nascido o romance O Guarani.

É inegável que o lançamento do livro e a articulação feita por Jesse junto à Secretaria de Cultura de Teresópolis foram determinantes para impulsionar o projeto da Casa de José de Alencar. Além de ter despertado o interesse por um resgate histórico-literário, o autor também propôs reflexões sobre sustentabilidade e memória cultural, pilares que vêm guiando esse novo espaço em construção.

A casa está sendo implantada em frente ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos, e passará por uma reforma completa. A área já teve sua integridade garantida após litígios com vizinhos, e o projeto arquitetônico está em fase final de definição pela Prefeitura. A expectativa é que o local se transforme em um ponto de referência para o turismo literário na região serrana.

Outras duas ações também foram anunciadas pelo secretário municipal de Cultura, Wanderley Peres. A primeira é a reforma da varanda da Casa da Memória Arthur Dalmasso, viabilizada por meio de projetos doados pela Universidade Estácio, o que permitiu a economia de R$ 150 mil inicialmente previstos em licitação. A segunda é o início das obras do CEU da Cultura, que será construído em um terreno de 4.000 m² no bairro Barroso, cedido pela Prefeitura, com recursos do Novo PAC Seleções, do Governo Federal.

Ao lado do CEU, também será construído um polo esportivo de 1.500 m², com quadra de futebol, pista de corrida, meia quadra de vôlei, parquinho e equipamentos de ginástica.

Teresópolis caminha para um novo tempo de valorização cultural, e é gratificante observar como a literatura — por meio da escrita de Jesse de Jesus — pode ser motor de transformações concretas no território e na memória de uma cidade.