Evento contará com a participação de dez grupos finalistas disputando o troféu de campeã de Brasília
A Praça do Trabalhador, em Ceilândia, será o palco da final do Circuito de Festejos Juninos, promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF) e do Instituto Acolher. Nos dias 27 e 28 de julho, dez quadrilhas finalistas competirão pelo título de campeã de Brasília pela Federação das Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno (FequajuDFE).
Após uma série de classificatórias, nas quais as quadrilhas como Sabugo de Milho, de Taguatinga, e Si Bobiá a Gente Pimba, de Samambaia, se destacaram, a competição está acirrada. Com a pontuação zerada para a final, todas as quadrilhas têm a mesma chance de levar o troféu. Além das duas favoritas, as quadrilhas Sanfona Lascada, Elite do Cerrado, Paixão Cangaço, Aquarela Nordestina, Êta Lasquêra, Pula Fogueira, Segue o Fogo e Triscou Queimou também estão na disputa.
O Secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, ressalta a expectativa para a grande final. “Estamos na reta final do Circuito de Festejos Juninos, que vêm alegrando a população do DF e do Entorno por seis finais de semana seguidos. Neste último final de semana, temos a grande final. Convidamos toda a população do DF e Entorno para prestigiar esse grandioso evento”.
Avaliação e preparação
Os grupos serão avaliados em critérios como coreografia, figurino, marcação, animação dos brincantes, casal de noivos e repertório musical. Gilson Cezzar, coordenador da banca avaliadora, aponta a imprevisibilidade da competição. “Embora tenhamos uma previsão baseada nas etapas anteriores, a final é sempre uma surpresa. Cada grupo tem a chance de brilhar e conquistar os jurados”, disse.
A Rivalidade entre Sabugo de Milho e Si Bobiá a Gente Pimba
Sabugo de Milho encantou o público com seu espetáculo “O amor é filme”. Juão Alex, presidente da quadrilha, destaca a temática envolvente. “Preparamos um espetáculo grandioso, um verdadeiro filme de amor para o público. Queremos que todos tragam seu balde de pipoca e se emocionem com nossa apresentação”.
Bruno Martins, brincante da Si Bobiá a Gente Pimba, espera uma arena cheia. “Ceilândia sempre tem um público caloroso. Esperamos que todos venham prestigiar o trabalho que fizemos com tanto amor”, afirmou.
O presidente da FequajuDFE, Robson Vilela, está confiante de que a final será um grande sucesso e atrairá um público significativo: “Estamos esperando uma grande audiência para prestigiar esses dez espetáculos. Foi uma temporada de muito sucesso e queremos encerrar em grande estilo”, destacou.
Além das apresentações das quadrilhas, o evento contará com uma série de apresentações musicais para animar o público e comidas típicas.
Confira a programação completa:
Sexta-feira, 26 de julho:
18h: Banda Max e Oliver
19h: Trio de Forró Tome Xote
20h: Flor do Mamulengo
20h45: Oxente Vixe
21h30: Vira e Mexe
22h15: Trio de Forró Arretado
22h30: Filhos do Sertão
23h15: Saca Rolha
00h: Banda Lucas Mello
Sábado, 27 de julho:
18h: Trio de Forró Raimundo
19h: Banda Pileke
20h: Triscou Queimou
20h45: Segue o Fogo
21h30: Pula Fogueira
22h30: Elite do Cerrado
23h15: Êta Lasquêra
Domingo, 28 de julho:
17h: Trio Forró Bacana
17h30: Trio de Forró 3 Candangos
19h: Aquarela Nordestina
19h45: Sanfona Lascada
20h30: Si Bobiá a Gente Pimba
21h15: Trio Forró Cheiro de Congote
21h30: Sabugo de Milho
22h15: Paixão Cangaço
23h: Banda Freexote