A cidade recebeu 22 grupos de quadrilhas que competiram por uma vaga na grande final, que acontece no fim deste mês.
Sobradinho foi o palco do Circuito de Festejos Juninos no último fim de semana, recebendo a aguardada Classificatória do Circuito de Quadrilhas Juninas (LINQDFE). De 5 a 8 de julho, o estacionamento do Estádio Augustinho Lima recebeu 22 grupos de quadrilhas que competiram por uma vaga na grande final.
O público compareceu em peso, com cerca de 5.000 pessoas diariamente, contagiadas pela alegria e energia das apresentações. Os trios de forró mantiveram o clima festivo, enquanto os visitantes se deliciavam com as comidas típicas que são a marca registrada desses eventos.
O jornalista Fernando Fidelis, morador de Sobradinho, esteve presente com sua família. “Gostei muito do evento, desde a comida até a competição, e o clima animado tornou tudo ainda mais especial”, comentou.
Sua esposa, Girlene Fidelis, concordou: “Ambiente animado e agradável, tudo e um pouco mais do que se espera de um evento deste porte com suas comidas típicas e dança de quadrilha”.
As apresentações foram avaliadas por uma comissão de jurados especializados, com critérios que incluíam Coreografia, Figurinos, Atuação do Marcador, Animação dos Brincantes, Casal de Noivos, Repertório Musical e Conjunto. Em Sobradinho, os grupos se destacaram:
Grupo de Acesso:
1 – Vai Mas Não Vai
2 – Chinelo de Couro
3 – Espalha Brasa
Grupo Especial:
1 – Formiga da Roça
2 – Arroxa o Nó
3 – Amor Junino
Os destaques individuais foram Vai Mas Não Vai, com o Melhor Marcador e Melhor Casal de Noivos no Grupo de Acesso, e Formiga da Roça, que levou os mesmos prêmios no Grupo Especial.
Márcio Nunes, presidente do Circuito de Quadrilhas Juninas (LINQDFE), expressou sua satisfação com o evento em Sobradinho. “Estamos muito satisfeitos com a etapa de Sobradinho do XXIV Circuito de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno. O público lotou a arena todos os dias. Chegamos agora na metade do circuito, e as quadrilhas estão apresentando espetáculos cada vez mais grandiosos. A energia e o entusiasmo foram simplesmente incríveis, mostrando o quanto a cultura junina é valorizada e apreciada em nossa região. A próxima etapa será no Paranoá, e estamos ansiosos para continuar essa jornada de celebração e valorização das nossas tradições juninas”, destacou.
A jornada continua, e a grande campeã representará Brasília no Campeonato Brasileiro de Quadrilhas, que acontecerá no final de julho.
Realização: Instituto Acolher e Secretaria de Cultura do DF