Com a proximidade das festividades de final de ano, o Dezembro Verde ressalta a importância de se proteger os animais contra maus-tratos e abandono
Na véspera das festividades de final de ano, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema/DF) destaca o Dezembro Verde, mês dedicado à conscientização contra o abandono de animais, seguindo a campanha lançada pela vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão. Em todo Distrito Federal, organizações, ativistas e a sociedade em geral unem forças para combater os maus-tratos contra os animais.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os números de abandonos de cães e gatos aumentam no fim do ano, sobretudo em dezembro, por conta das festas de natal e de ano novo. Segundo o secretário do Meio Ambiente, Gutemberg Gomes, nesta época do ano, alguns tutores costumam viajar para encontros familiares e, por não terem com quem deixá-los, acabam abandonando os pets em casa ou até mesmo nas ruas.
“Os animais não são objetos. São seres vivos dotados de sensibilidade e que possuem proteção jurídica em razão da sua natureza. Muitos animais de estimação são deixados à própria sorte em ruas, praças e estradas, enfrentando fome, doenças e a solidão. De tal maneira, precisamos fortalecer a ideia do Dezembro Verde, que é a conscientização contra o abandono de animais”, comenta o Gutemberg.
Uma das principais mensagens do Dezembro Verde é a promoção da adoção responsável. Ao invés de comprar animais de criadores, a campanha incentiva as pessoas a considerarem a adoção de animais abandonados em abrigos. Muitos desses animais têm histórias de superação e estão ansiosos por um lar amoroso.
A conscientização gerada pelo Dezembro Verde não se limita aos tutores de animais. Empresas, escolas, e órgãos governamentais são encorajados a participar ativamente, promovendo ações solidárias e adotando medidas que favoreçam a proteção dos animais. Estabelecimentos comerciais e espaços públicos também podem aderir à campanha, exibindo cartazes informativos e incentivando práticas amigáveis aos animais.
O Dezembro Verde não é apenas um mês de conscientização, mas um chamado à ação contínua. A luta contra o abandono de animais exige compromisso ao longo de todo o ano, incentivando uma mudança cultural que promova o respeito e a proteção aos nossos amigos de estimação. Ao abraçar esse movimento, cada indivíduo contribui para a construção de um mundo mais compassivo e justo para os animais.
Delegacia de Repressão aos crimes contra animais
A população do Distrito Federal já conta com uma Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais, a primeira do país com estrutura física e de pessoal dedicados exclusivamente ao tema. Criada pelo governo do Distrito Federal e a Polícia Civil, neste ano de 2023, a unidade especializada nasceu com o objetivo de garantir os direitos dos animais, combater os crimes contra eles e investigar mais detalhadamente as ocorrências de maus-tratos, crueldade, negligência e abandono de animais domésticos e de rua, como cães e gatos, além de animais silvestres.
Para denunciar e ajudar no combate a crimes contra animais no Distrito Federal, as pessoas podem entrar em contato com a Polícia Civil com o maior número possível de informações, por meio do site: www.pcdf.df.gov.br; por telefone, através do número 197, ou enviar mensagens de texto e fotos por WhatsApp: (61) 98626-1197. Não é necessário que o denunciante se identifique.