Dia Mundial do Meio Ambiente: Projeto Rios Voadores percorre o País para inspirar crianças e adolescentes

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Dia Mundial do Meio Ambiente: 
Projeto Rios Voadores percorre o País para inspirar crianças e adolescentes

Iniciativa pioneira comemora a capacitação de mais de mil professores da rede pública de ensino, com mais de 200 mil alunos alcançados diretamente desde 2011. Em Brasília, cerca de 200 professores participaram do evento


Por Clarice Gulyas

Pesquisa sobre o fenômeno metereológico “rios voadores” (formação de massas de ar que transportam água da Amazônia para outras regiões do Brasil e da América do Sul) é tema de campanha de educação ambiental que tem percorrido escolas públicas em todo o Brasil. Às vésperas do  Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), o projeto, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental, passou por Senador Canedo (GO), atendendo 70 professores ligados a 41 instituições de ensino. Novo modelo da campanha, que agora inclui material exclusivo para o ensino infantil, foi lançado em Brasília (DF), em março desse ano. Na ocasião, mais de 200 professores das disciplinas de ciências e geografia participaram do evento, sediado na Escola da Natureza.

A iniciativa, coordenada pelo piloto e ambientalista Gérard Moss, consiste em transformar conteúdo científico e ambiental (elaborado por cientistas parceiros do projeto entre 2007 e 2012) em material de fácil compreensão do público jovem e infantil, como o livro recém-lançado Rios que Voam, da jornalista Yana Marull. O objetivo é incentivar a preservação ambiental e despertar a conscientização sobre a importância do papel das florestas – e de cada árvore – na manutenção do regime de chuvas. Região predominante do bioma Cerrado, o Centro-Oeste é uma das principais rotas de destino da umidade amazônica, transportada pelos rios voadores.

Para Gérard Moss, que ficou conhecido internacionalmente por ter sido o primeiro piloto a dar a volta ao mundo em um motoplanador (em 2001), um dos diferenciais do projeto é poder compartilhar as experiências de expedições realizadas na Amazônia. Além disso, ao propor o entendimento da relação entre a preservação da floresta amazônica e o clima de determinada região com o clima da região, a campanha faz com que a preocupação com a conservação dos recursos naturais seja estimulada.
“É muito gratificante ver as pessoas gostarem e aprenderem com nosso material e vivência. Muitas vezes, os rios voadores ainda são desconhecidos e isso faz com que a capacitação seja mais interessante. Ao selecionar uma cidade para o projeto, levamos em consideração o equilíbrio entre – de um lado, as cidades que são beneficiadas pelo vapor de água que os rios voadores podem eventualmente trazer – e do outro, cidades localizadas em regiões onde a preservação das florestas é primordial para o mantimento desse fenômeno, como na Amazônia”, comenta.
Ele também explica que os rios voadores da Amazônia são conhecidos assim devido ao enorme volume de água que transportam na forma de vapor. A umidade provém  não só dos oceanos, mas também da evapotranspiração da floresta amazônica (com 5,5 milhões de km²), e tem forte impacto no clima do Brasil. De acordo com o cientista Antônio Nobre, uma árvore de grande porte, com copa de 20 m de diâmetro, da Floresta Amazônica é capaz de lançar para a atmosfera mais de mil litros de água por dia.
Teoria e prática

Professor de ciências na Escola Municipal Maria José Cândido de Oliveira, em Senador Canedo (com população de cerca de 100 mil habitantes), Thiago Henrique Silva Sampaio aprovou a capacitação realizada nos dias 26 e 27.  Segundo ele, a iniciativa irá permitir o planejamento de aulas criativas e com mais entretenimento.

“Para nós, que trabalhamos na rede pública de ensino, é muito importante uma iniciativa como esta. O evento foi muito bom e proveitoso porque trouxe algo diferente e com uma boa referência para que possamos trabalhar em sala de aula. O material é bastante completo, com vídeos, pôsteres explicativos, que também podem ser trabalhados em atividades em grupos, o que faz com que as aulas sejam mais proveitosas”, elogia Thiago, que dá aulas para cerca de 180 alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental.
Para Edvânia Braz Teixeira Rodrigues, secretária de Educação e Cultura de Senador Canedo, a iniciativa será refletida na qualidade de ensino do município, já que a boa elaboração do material, que tem a preocupação de contextualizar o tema, é compatível com a forma de trabalhar o conteúdo, que implica em uma interação lúdica para professores e alunos.

“É com grande satisfação que recebemos esse projeto na cidade. Aqui, temos uma política de preservação de água muito forte e esse projeto veio ao encontro dessa preocupação. Acredito que a grande contribuição desse evento é a busca de se garantir a excelência das aulas que serão ministradas nas escolas com consequente melhoria da qualidade da educação, já que o professor vai ter mais informação e conteúdos bem elaborados”, diz.

Próximos destinos

Até final de 2015, o projeto deve seguir para Rio Verde (GO), Uberaba (MG), Contagem (BH), Cruzeiro do Sul (AM), Manaus (AM), e Santarém (PA). Desde 2011, o Projeto Rios Voadores percorreu 17 cidades em diversos Estados do país. Só em 2014, a campanha percorreu Brasília (DF), Vilhena (RO), Alta Floresta (MT), Sinop (MT), Bonito (MS) e Senador Canedo (GO). Um total de 400 professores capacitados e mais de 120 mil alunos atingidos diretamente.

“Nossa experiência em Senador Canedo foi extremamente satisfatória. Ficamos contentes com o interesse dos professores e observamos que esta é uma cidade que realmente está interessada em receber este tipo de trabalho, já que o município possui projetos próprios com esta temática. A ideia é poder atingir cada vez mais crianças e adolescentes”, comenta Gérard, que também comemora o sucesso do material infantil do Projeto Rios Voadores diante da carência de materiais de educação ambiental exclusivos para as crianças.
Mais informações: 
http://riosvoadores.com.br/
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