O Progressistas e a Fundação Francisco Dornelles estão promovendo, nos dias 25 e 26 de março, o Fórum de Segurança Pública Pelo Brasil, evento que reúne autoridades e especialistas de diferentes correntes políticas para debater soluções para o problema da segurança no país.
A abertura do evento aconteceu na manhã desta segunda-feira (25) e contou com a presença do deputado Altineu Cortes (PL/RJ), que esteve como Presidente em exercício da Câmara dos Deputados. Em seu discurso, Altineu Cortes destacou a importância da união entre os poderes e das ações concretas para o fortalecimento da segurança pública no Brasil.
Entre os demais participantes do Fórum de Segurança Pública Pelo Brasil, estão o presidente do Progressistas, senador Ciro Nogueira; o governador de Goiás, Ronaldo Caiado; o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski; o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite; o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; a vice-governadora do DF, Celina Leão; o presidente da Comissão de Segurança Pública do Senado, senador Flávio Bolsonaro; e o senador e ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, entre outros.
Durante os dois dias de evento, estão sendo discutidas estratégias de combate ao crime organizado, o compartilhamento de iniciativas bem-sucedidas no setor, o uso de inteligência no combate a organizações criminosas e atualizações na legislação penal.
O presidente do Progressistas, senador Ciro Nogueira, ressalta que a segurança pública tem se tornado uma das maiores preocupações da população brasileira. “Em todas as pesquisas, a Segurança já ultrapassou Educação e Saúde como o assunto que mais preocupa a população”, afirmou.
Na ocasião, Celina Leão destacou a necessidade de ajustes legislativos que garantam mais eficiência no combate ao crime. “Nosso país vive de utopias, mas a população precisa de realidade. Precisamos discutir mudanças que permitam que a segurança pública seja mais eficaz e respeitada”, afirmou.
A vice-governadora também criticou decisões judiciais que dificultam a atuação do poder público, citando como exemplo a impossibilidade de retirada compulsória de moradores de rua em situação de vulnerabilidade. “Traficantes conhecem as brechas da legislação e se aproveitam delas. Precisamos enfrentar esse debate com seriedade”, completou.
O Fórum de Segurança Pública Pelo Brasil segue até amanhã (26), com programação iniciando a partir das 9h. Parte das autoridades presentes concederá entrevista à imprensa ao longo do evento. Jornalistas interessados em fazer a cobertura ainda podem se inscrever através do link: Clique aqui!