A Defensoria Pública do Distrito Federal apresenta relatório com saldo positivo nos primeiros 100 dias de gestão atendendo diversos tipos de demandas da população
Com o objetivo de criar maior interação com da população com a instituição, a gestão atual completa 100 dias trabalho à frente da Defensoria nesta quinta-feira (11). Durante esse período foram desenvolvidos centenas de atendimentos itinerantes, inauguração de novos Núcleos de Assistência Jurídica e parcerias inéditas, para beneficiar pessoas de todas as regiões do Distrito Federal.
Com foco na expansão da Defensoria Pública, os primeiros passos foram voltados para fortalecer os diálogos institucionais com os poderes Legislativo e Executivo, em busca de inserir projetos e demandas da instituição na agenda pública. E, para ampliar esses trabalhos com o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2023, foi possível a criação de uma nova estrutura para a composição da Defensoria, o que possibilitou a nomeação do corpo defensorial.
CARRETA DA DEFENSORIA
Para atender especificamente aquelas pessoas que que precisam de assistência jurídica, a Defensoria Pública oferece a Carreta da Defensoria que também completou um ano de atendimentos, somando um total cinco mil em mais de 600 km rodados por todo o Distrito Federal. Nestes 100 dias da nova gestão, a Unidade Móvel prestou atendimentos nas regiões de Sobradinho II, São Sebastião, Taguatinga, Vicente Pires e Estrutural e também na Penitenciária do DF.
ESCOLA DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA
Outro importante setor da Defensoria é o da Escola de Assistência Jurídica, sob direção do Defensor Público Evenin Ávila. Durante estes primeiros 100 dias, a escola realizou o 1º Workshop da Criança e do Adolescente, o lançamento da cartilha “Casos de família: qual a sua dúvida?”, o retorno do Projeto Conhecer Direito e diversas parcerias acadêmicas. Todas essas ações são de grande importância para dar assistência a população.
Outras novidades desenvolvidas durante esse período foi a reinauguração do Núcleo de Assistência Jurídica de Atendimento ao Cidadão na Câmara Legislativa do Distrito Federal; e a entrega do Núcleo de Atendimento Jurídico da Defensoria Pública do DF, no Itapoã e ainda, o primeiro ano de existência da Central de Relacionamento com os Cidadãos (CRC).