Entre os dias 4 e 6 de novembro, foi realizada a primeira Oficina de Educação Ambiental no Manejo Integrado do Fogo (OEAMIF), no Distrito Federal, voltada à capacitação de multiplicadores nas instituições que atuam no Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PPCIF). A iniciativa, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema/DF), busca fornecer metodologia para treinamento de associações rurais no DF.
A Oficina aconteceu no auditório do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), na sede do Ibama, e contou com várias instituições que compõem o PPCIF, entre elas: Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Jardim Botânico de Brasília (JBB), Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Parque Nacional de Brasília/ICMBio, Instituto Cerrados, Coletivo Boca da Mata e Brigada Voluntária Guardiões da Cafuringa. A mesa de abertura contou com a presença de Flávia Saltini Leite, coordenadora-geral do Prevfogo, da coordenadora-geral de Cidadania do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Ísis Akemi Morimoto, e de Carolina Schubart, coordenadora de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais da Sema/DF.
A OEAMIF já foi realizada em 17 dos 20 estados abrangidos pelo Programa de Brigadas Federais do Prevfogo/Ibama, totalizando mais de 100 oficinas e eventos de monitoramento junto a brigadistas e lideranças de comunidades tradicionais – incluindo indígenas, quilombolas e assentamentos de reforma agrária. No Distrito Federal, o objetivo da oficina é capacitar os membros do PPCIF para atuarem como educadores ambientais e disseminadores de práticas sustentáveis no âmbito do Manejo Integrado do Fogo (MIF), promovendo boas práticas junto às associações rurais.
O programa incluiu palestras, dinâmicas participativas e troca de experiências, promovendo a integração de saberes e o fortalecimento do “Eu no Coletivo”, um dos pilares do Projeto Pedagógico da OEAMIF, com vistas à preservação e à recuperação do Cerrado.
Fonte: IBAMA