Secretaria de Esporte e Lazer promove ação de conscientização sobre o Outubro Rosa

postado em: Notícias | 0

Dando seguimento às ações da campanha OUTUBRO ROSA e NOVEMBRO AZUL, dedicada à prevenção e conscientização do câncer de mama e de próstata, a Secretaria de Esporte e Lazer distribuiu nesta sexta-feira (30), no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitscheck, cerca de dez mil folhetos com informações sobre diagnósticos precoces, sintomas e prevenção sobre ambas as doenças, como forma de chamar a atenção dos frequentadores sobre a importância de realizar periodicamente os exames de rotina.

A atividade estabelecida no próximo ao estacionamento 13, em duas tendas, contou com a parceria da Secretaria da Mulher, com a presença da secretária Ericka Filippelli, e da Faculdade UPIS, representada por alunos do curso de enfermagem que aproveitaram a ocasião para disponibilizar ao público, gratuitamente, testes de hepatite e glicemia e aferição da pressão arterial. Quem passou pelo local, durante a manhã, conseguiu verificar na hora os resultados, que podem identificar complicações como pressão alta e diabetes.

A secretária de Esporte e Lazer, Celina Leão, esteve presente e reforçou a importância do autoexame de mama, assim como o check up geral. “Entramos com tudo nessa campanha, que se mostra fundamental para acender o sinal de alerta nas mulheres sobre a importância do autoexame, já que algumas vezes essas doenças se mostram silenciosas. O frequentador do parque que reservou sua manhã para a prática de exercícios físicos pode também fazer exames rápidos”.

Como o caso do engenheiro Jorge Curi Sadi, de 67 anos, que mesmo cuidando da saúde, já superou três diagnósticos de câncer. O tempo diário que dedica aos exercícios físicos, ele pratica ciclismo, corrida e natação e quando estava no Parque parou um momento para verificar a pressão arterial e glicemia. “Nem todo mundo tem tempo e acesso a esse tipo de acompanhamento. Essa ação preventiva serve até de alerta para as pessoas cuidarem mais da saúde. Muito útil para atender quem frequenta o parque”.
Texto e foto: ASCOM Sel