Secretaria estabelece diretrizes e amplia acesso à castração, beneficiando públicos diversos, como protetores individuais e entidades públicas e privadas
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema/DF) deu um passo importante na proteção e saúde dos animais domésticos do Distrito Federal. Nesta quinta-feira (15/2), a Sema/DF publicou a Portaria nº 8, de fevereiro de 2024, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), estabelecendo diretrizes e regras para o programa de castração de cães e gatos.
A castração é reconhecida como uma medida eficaz para prevenção de doenças, o controle populacional e a promoção do bem-estar dos animais. Com a nova portaria, a Sema/DF amplia oficialmente o acesso à castração, disponibilizando vagas tanto por meio de campanhas para o público em geral quanto por meio do programa de castração para protetores individuais, Organizações da Sociedade Civil, órgãos e entidades da Administração Pública direta e indireta no Distrito Federal.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente e Proteção Animal do DF, Gutemberg Gomes, as regras e condições para participação na campanha serão divulgadas no site da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal. “É importante que os interessados fiquem atentos às informações disponibilizadas para garantir a correta participação no programa. Mais uma iniciativa que promove a proteção e o respeito aos animais no DF”, comentou o secretário.