Na manhã desta quarta-feira (16/8), servidores da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal (SEMA/DF) conheceram as instalações do Projeto Reciclotech, uma iniciativa da ONG Programando o Futuro, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal. Na oportunidade, eles conversaram sobre a semana do cerrado e acompanharam todo o processo de reciclagem de materiais eletrônicos que é realizado na unidade.
Para o coordenador geral da ONG Programando o Futuro, Vilmar Simion Nascimento, a interação com a SEMA/DF é muito importante para o sistema de logística reversa do Brasil. “Trata-se de um sistema novo, que existe há pouco mais de três anos e Brasília tem se tornado referência no país. E a Secretaria tem papel fundamental em propagar essa ação e validar para toda sociedade. Quem ganha é a população do DF”, afirmou Vilmar.
Sistemas de logística reversa têm o objetivo de coletar e reaproveitar resíduos sólidos, diminuindo a quantidade de detritos jogados na natureza ou descartados de maneira inadequada. Os itens coletados são processados e ganham um novo propósito, muitas vezes se tornam matéria-prima para novos produtos.