Trabalhadoras da Alimentação celebram Secretaria Nacional

postado em: Notícias | 1

Trabalhadoras da Alimentação celebram Secretaria Nacional

Inclusão de cláusulas específicas que beneficiem as mulheres nas negociações e campanhas de conscientização contra o assédio moral e sexual nas indústrias são algumas das propostas apresentadas pela secretaria no encerramento da 1ª Conferência Nacional do Secretariado da Alimentação da CNTA Afins


Atendendo à resolução do 5° Congresso Nacional (2011), a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA Afins), realizou nos dias 4, 5 e 6 de março a 1ª Conferência do Secretariado Nacional da Alimentação, com posse de aproximadamente 200 representantes para 12 secretarias setoriais lançadas em novembro. O encontro propôs o levantamento das prioridades para os setores e debateu a unificação de datas-bases. Iniciativa inédita da categoria irá beneficiar cerca de 1,6 milhões de trabalhadores em todo o país, sendo, desse total, quase meio milhão de mulheres. Palestras técnicas e motivacionais, e apresentação do Balé Cultural de Pernambuco fizeram parte da programação.

Durante o encerramento do evento, na tarde dessa quarta (6/3), o presidente da CNTA Afins, Artur Bueno de Camargo, comentou os desafios a partir da criação das secretarias e alertou representantes e lideranças sindicais para as dificuldades que surgirão e serão alimentadas, principalmente, pelo sistema capitalista.

“Não vamos nos iludir de que não encontraremos dificuldades, iremos encontrá-las e devemos estar preparados para isso. O evento foi de grande valia para nós porque conseguimos atingir o objetivo de organizar e dar posse aos componentes das secretarias e tiramos um plano de trabalho com alguns pontos que serão executados a curto, médio e longo prazo. O ponto principal que queremos buscar é justamente nos organizarmos melhor para que possamos fazer negociações que possam beneficiar os trabalhadores.”, disse.

Organização e motivação

Sobre a realização geral do evento, que incluiu palestra motivacional e explanações jurídicas e técnicas realizadas por profissionais do Dieese e de Saúde e Segurança do Trabalhador, Bueno acredita no avanço das mobilizações e conquistas de melhores condições de trabalho, salário e de vida para os trabalhadores de todos os setores da Alimentação.
“Estamos muito esperançosos de que esse trabalho, principalmente após a palestra motivacional ministrada durante o evento, que também mostrou como atingir a liderança. Toda essa iniciativa contribui para que os dirigentes sindicais e lideres das secretarias levem a mensagem às suas bases. Com certeza estamos dando um grande salto de organização e avanço de conquistas para os trabalhadores da categoria.”, afirmou.

Unificação de datas-bases

De acordo com o presidente da CNTA Afins, a unificação das datas-bases é uma reinvindicação antiga dos trabalhadores, que significará maior poder de barganha durante as negociações, com possibilidade de impacto nacional.

“Esses são dois pontos importantes que tiramos durante o 5° Congresso Nacional (2011) e que está na mente de cada dirigente sindical. Todos estão conscientes de que unificando as datas-bases dos setores a luta se torna mais fácil, com a troca de informações entre as entidades. É evidente que se houver uma greve, por exemplo, estaríamos parando as empresas não só de um Estado, mas de todo aquele segmento, em todo o país.”, destaca.

Já o presidente da Federação Interestadual dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação das regiões Norte e Nordeste, Paulo Marinho Spínola, comentou a felicidade de ser o anfitrião do evento, que significa um marco na trajetória de organização dos trabalhadores, no Estado de Pernambuco. A região representa atualmente mais de 46 mil trabalhadores nas indústrias de Alimentação

“Quero deixar registrado que foi criado nesse Estado um dos maiores objetivos que o trabalhador pode ter. É uma responsabilidade profunda de todos os segmentos, que, a partir de agora, tem a responsabilidade de por em prática aquilo que foi pretendido pela diretoria da CNTA”, declarou.

Secretaria Nacional da mulher

Eleita relatora da Secretaria Nacional da Mulher, Marionice Baresco, de Santa Catarina, comemorou a conquista, às vésperas do Dia Internacional da Mulher, para quase meio milhão de trabalhadoras da categoria homenageando as mulheres presentes. Entre as propostas debatidas para o público feminino, destacam-se a criação de cláusulas específicas que beneficiem as mulheres nas negociações, como implementação de auxílio creche e programas de saúde da mulher; criação de atestado de acompanhamento médico aos filhos de até 12 anos de idade, e realização de campanhas de conscientização contra o assédio moral e sexual. Na ocasião, a representante criticou recente estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que afirma que as mulheres deveriam se aposentar na mesma idade que os homens.

 “Gostaríamos de uma moção de repúdio contra a aposentação na mesma idade que os homens. Levamos em consideração a tripla jornada que, nós, mulheres, temos, o desgaste físico, psicológico, TPM, depressão, gestação, entre outros, que justificam a nossa aposentação antes da dos homens”, afirmou Maria Eunice.
Propostas da Secretaria Nacional da Mulher
Curto prazo:
1. Levantamento quantitativo das mulheres nas entidades sindicais;
2. Incentivar a participação da mulher como dirigentes sindicais, com a formação das chapas;
3. Realização de conferências específicas para as  mulheres;
4. Estimular com, no mínimo de 30%, a participação das mulheres nos eventos;
5.Cobrar da diretoria dos sindicatos a inclusão de cláusulas que beneficiem a mulher (ex. Programa de Saúde da mulher e Auxilio creche)
    
Propostas de médio a longo prazo.     
1.Luta contra o preconceito e desigualdade:
•Cargos e salários
•Equiparação salarial
•Qualificação e requalificação profissional durante a jornada de trabalho.
2.Combate à discriminação à gestante;
3.Direito a liberação para amamentação da criança de 0 a 1 ano de idade;
4.Licença gestacional de 180 dias;
5.Creches e pré-escolas ou auxilio creche de 0 a 5 anos;
6.Atestados de acompanhamento médico a filhos menor até 0 a 12 anos de idade;
7.Combate ao assédio moral e sexual da mulher;
8.Criação do Dia Nacional da Saúde da Mulher da Alimentação:
•Obrigatoriedade a todos as empresas da alimentação
•Campanhas preventivas a Saúde da mulher
9.Levantamento das doenças e afastamentos da mulher nas empresas;
10.Moção de repúdio a aposentação  de mulher na mesma idade que homens (levar em consideração a tripla jornada feminina de trabalho, desgaste físico, psicológico, emocional, TPM, depressão, gestação e filhos.)
11.Combate a violência doméstica com garantia de reingresso ao emprego, acompanhamento médico, psicológico e social pela empresa;
Resolução do encontro:
1- Levantar custos e discutir formas de investimento e sustentação financeira para as ações das Secretarias Nacionais;
2- Discutir a implantação de estruturas para as Secretarias Nacionais nos Estados a partir do aval das federações e sindicatos dessas regiões, e transformação das Salas de Apoio da CNTA em Secretarias Nacionais;
3- Envio de moção de repúdio ao Governo Federal contra a isenção da folha de pagamento dos Planos de Saúde;
Abertura:
Posse dos secretários nacionais da Alimentação marca abertura de conferência nacional dos trabalhadores da categoria
http://www.cntaafins.org.br/index.php/noticias/noticias-cnta/369-posse-dos-secretários-nacionais-da-alimentação-marca-abertura-de-conferência-nacional-dos-trabalhadores-da-categoria
Assessoria de imprensa da CNTA Afins
 Clarice Gulyas   
(61) 8177 3832 / 3242 6171
imprensa@cntaafins.org.br / www.cntaafins.org.br
Feed

  1. Anônimo

    Do уοu have a ѕpam prοblem
    οn this websіtе; I also аm a blοgger, and I
    ωas wondering уour sіtuation; we hаνe
    created some nice methods аnd we are loοking to tгade
    stratеgіes ωith othеr folks, why not ѕhoot me
    аn e-mail if interеsted.

    Viѕit my webpage – http://www.Sfgate.Com/
    My web site :: l2inside.org