Ação da autarquia contempla servidoras e colaboradoras, em fase de aleitamento materno
O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) fez a entrega oficial, na manhã desta terça-feira (8), da sala de amamentação, com o objetivo de atender ao disposto em legislação distrital que estabelece a obrigatoriedade, por parte dos órgãos públicos da administração direta e indireta do governo local, a instalarem espaços reservados de apoio às colaboradoras e seus bebês em aleitamento.
Na ocasião, o presidente da autarquia, Rôney Nemer, destacou a união dos servidores do órgão para atender a demanda, uma vez que todos os objetos para equipar o recinto foram obtidos por meio de doações. “É uma atitude louvável a cumplicidade e o empenho realizado e é, também, uma forma de reconhecimento às gestantes e lactantes, pois a mulher fica mais vulnerável na fase do retorno ao trabalho. Esse apoio é muito importante”, comentou o dirigente do Instituto.
A entrega da sala de amamentação foi marcada com um coffee break e a servidora Juliana França, que está grávida do Guilherme, com previsão de nascimento para o mês de setembro celebrou o feito. “Quero em nome de tantas mães agradecer pela criação deste ambiente e dizer que, com certeza, vai ser um espaço muito bem utilizado por todas”, comemorou a auditora fiscal, que também já é mamãe do Bernardo, de seis anos.
A área recém-inaugurada, localizada no 5º andar do edifício-sede do Brasília Ambiental, conta com cadeira de amamentação, trocador e utensílios necessários para as trocas de fraldas, tapete de atividades, banheiro de uso exclusivo, decoração temática e sistema de climatização e luz ambiente para melhor conforto da mamãe e do bebê.
Agosto Dourado – Em 2017, o Governo Federal, por meio da Lei nº 13.435, oficializou o mês de agosto dedicado à amamentação. A data entrou para o calendário oficial do Governo do Distrito Federal, no ano seguinte, pela Lei nº 6.097/2018. Desde então, todos os anos são promovidas campanhas de incentivo à lactação e a importância da construção de hábitos alimentares saudáveis desde a infância.
Neste ano, a Semana Mundial do Aleitamento Materno, promovida entre os dias 1º a 7 de agosto, em mais de 190 países e no território brasileiro, teve como tema Apoie a Amamentação: Faça a diferença para mães e pais que trabalham. O lançamento da sala pelo Ibram vai ao encontro da campanha de 2023, que é o de amparar a trabalhadora a continuar amamentando seu filho após o retorno às atividades laborais.
Fonte: Instituto Brasília Ambiental