Celina Leão confirma candidatura à reeleição ao Governo do DF durante convenção partidária

postado em: Notícias Brasília | 0

Evento oficializou a chapa liderada pela atual governadora, que terá Gustavo Rocha como candidato a vice; aliança reúne cinco partidos e negocia a adesão do PL.

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

A governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), teve a candidatura à reeleição oficializada neste domingo (2), durante convenção da Federação União Progressista, realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

No evento, Celina esteve acompanhada de familiares, aliados políticos, parlamentares e do candidato a vice-governador, Gustavo Rocha (Republicanos). A deputada federal Bia Kicis (PL), que disputará uma vaga no Senado, também participou da convenção.

Durante o discurso, a governadora destacou ações realizadas desde que assumiu o Palácio do Buriti, em março deste ano. Entre as iniciativas mencionadas, citou medidas de ajuste nas contas públicas, ampliação de programas sociais e investimentos na área da saúde, como a contratação de cirurgias e consultas na rede privada. Segundo ela, ainda há desafios a enfrentar, mas a chapa pretende dar continuidade às ações iniciadas na atual gestão.

Celina também comentou a situação do Banco de Brasília (BRB). Ao abordar o tema, afirmou que a instituição passa por um processo de recuperação e informou que a conclusão do acordo depende da etapa final de análise conduzida pelo Banco do Brasil, responsável por reunir a documentação das instituições financeiras envolvidas no consórcio.

O candidato a vice-governador, Gustavo Rocha, afirmou que pretende contribuir com a continuidade da administração e elogiou o trabalho desenvolvido pela governadora desde que assumiu o comando do Executivo local.

Já Bia Kicis destacou ações da atual gestão, especialmente na área da saúde, e declarou apoio à candidatura de Celina Leão durante a campanha.

Até o momento, a coligação reúne PP, União Brasil, Republicanos, MDB e Podemos. A expectativa é de que o PL também integre oficialmente a aliança nos próximos dias.

Celina Leão disputa pela primeira vez o cargo de governadora como cabeça de chapa. Ela iniciou a trajetória política em 2010, quando foi eleita deputada distrital. Posteriormente, exerceu mandato como deputada federal e, em 2022, foi eleita vice-governadora na chapa de Ibaneis Rocha (MDB). Em março deste ano, assumiu o governo após a renúncia de Ibaneis.

A composição para o Senado inclui as candidaturas de Bia Kicis e Michelle Bolsonaro, ambas pelo PL. Michelle não participou da convenção por motivos de saúde, mas teve o nome confirmado por integrantes da aliança. A oficialização da chapa do partido ocorrerá em convenção própria.