Vacinação na capital federal começou nesta terça-feira (19) no Hospital Regional da Asa Norte
JOHNNY BRAGA, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF
A Secretaria de Saúde vacinou contra a Covid-19, na manhã desta terça-feira (19), os primeiros profissionais que estão na linha de frente no enfrentamento da pandemia. Seis profissionais que atuam no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) participaram da abertura da campanha de vacinação no DF com a presença do governador, Ibaneis Rocha, do secretário de Saúde, Osnei Okumoto e de outras autoridades do GDF.
A enfermeira Lídia Rodrigues, que atua no Hran, foi a primeira a ser imunizada. “É um momento de esperança, de que tudo vai se normalizar, logo tudo vai voltar ao normal que é trabalhar e dedicar nossa vida para salvar pessoas. Essa vacina vai ajudar a todos que precisam e ajudar a nós, profissionais de saúde, a superar tudo isso”, declarou.
O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, explicou como ocorrerá a vacinação nos hospitais. “Os profissionais que estão no front serão vacinados no ambiente de trabalho, nas UTIs, prontos-socorros e nos andares de internação. Estamos vacinando quem está na linha de frente no combate à pandemia, do médico ao profissional de limpeza, ou seja, todos aqueles que lidam diariamente com os pacientes que precisam de atendimento na rede de saúde”, destacou.
O secretário disse ainda que “as pessoas podem ficar tranquilas pois haverá vacinas para todos e divulgaremos antecipadamente as próximas fases da vacinação”.
Imunização no DF
Além do Hran, a vacinação no Distrito Federal ocorrerá em outros 14 hospitais públicos. Foram recebidas 106.160 doses vacina que irá imunizar 53.080 pessoas em duas doses que deverão ser administradas com intervalo de 14 dias.
O público-alvo da primeira fase são os profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente no combate à pandemia. São médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas que atuam nas UTIs, profissionais administrativos que fazem a ficha de atendimento dos pacientes, vigilantes, profissionais de limpeza que atuam em hospitais e UBSs, servidores do Samu, bombeiros que estão no atendimento pré-hospitalar, profissionais da atenção primária que estão no atendimento a pacientes com sintomas respiratórios, idosos acima de 60 anos e deficientes que vivem em instituições de acolhimento ou asilos e seus cuidadores, além da população indígena.
Os 16 pontos de vacinação receberão os profissionais de saúde, das redes pública e privada, que integram as listas elaboradas pelas unidades onde trabalham. A escolha do local de vacinação é facultativa a esses profissionais. Já os demais membros do grupo da primeira fase receberão as doses nas instituições e nas aldeias indígenas.
A vacinação para os demais integrantes dos públicos-alvo previstos no Plano Operacional de Vacinação Contra a Covid-19 no DF começará assim que a Secretaria de Saúde receber mais doses da vacina. A pasta divulgará amplamente a informação junto aos veículos de comunicação.
Fonte: Secretaria de Saúde