Estudantes participam de ação ambiental no Parque Ecológico do Paranoá

postado em: Notícias | 0

Na última sexta-feira (22/3), em celebração ao Dia Mundial da Água, estudantes da Escola Classe Aspalha, localizada no Lago Norte, participaram de uma ação educativa no Parque Ecológico do Paranoá. O objetivo da atividade foi a manutenção e o enriquecimento de 286 hectares de áreas plantadas.

A ação faz parte do Plano de Trabalho firmado no Acordo de Cooperação Técnica nº 01/2022 entre o Distrito Federal, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema/DF), o Instituto Brasília Ambiental e a Organização da Sociedade Civil Instituto Perene. O projeto está sendo realizado nas Orlas Sul e Norte do Lago Paranoá, ARIE Paranoá Sul, ARIE Riacho Fundo, Parque de Usos Múltiplos da Asa Sul e Parque Ecológico do Paranoá.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal, Gutemberg Gomes, destacou a importância de unir as atividades de recuperação com a educação ambiental. “Queremos plantar essa sementinha de conscientização no coração dessas crianças, para que aprendam desde cedo sobre a importância da conservação e recuperação do Cerrado”, comentou.

Durante o evento, os alunos da Escola Classe Aspalha participaram de um dia de campo dedicado ao cultivo de espécies nativas do Cerrado. Inicialmente, eles desfrutaram de uma roda de “contação” de histórias com o engenheiro florestal João Carlos Nedel, conhecido como “Seu Caxu”. Em seguida, receberam orientações teóricas e práticas sobre como realizar o plantio e a semeadura das espécies.

Segundo o subsecretário de Assuntos Estratégicos da Sema/DF, Genilson Duarte, a iniciativa permite a conexão entre as aulas teóricas na escola e a prática do plantio. “Eles já estudam temas como meio ambiente e sustentabilidade na escola e, aqui, conseguem ver exatamente o replantio, visando mitigar as questões climáticas”, explicou.

Além das atividades mencionadas, as crianças também receberam um kit de sementes para realizar o plantio na área verde da escola. Para encerrar o dia, os estudantes desfrutaram de um lanche, incluindo picolés feitos à base de frutas do Cerrado, reforçando a importância da preservação desse bioma.