Depois de seis meses suspensa devido à pandemia de Covid-19, a Feira do Parque da Cidade está de volta. O evento, que recebe produtos da agricultura familiar do Distrito Federal, acontece neste fim de semana (sábado e domingo, dias 10 e 11) no Estacionamento 13 (veja serviço abaixo). Os organizadores seguirão orientações de segurança sanitária para que expositores e visitantes possam comercializar o melhor da produção local com tranquilidade.
Além de ampliar o espaço de comercialização de agricultores, um dos objetivos da feira é levar os produtores para o contato direto com o consumidor, de modo a excluir do processo o intermediário – agente que, durante a comercialização dos produtos, acaba por reduzir os ganhos dos agricultores.
De acordo com o extensionista rural José Nilton Campelo, do Escritório de Comercialização da Emater-DF, todos os protocolos definidos pelas organizações de saúde serão seguidos. “O espaço da feira foi redesenhado para que as bancas tenham maior espaçamento entre si. O uso de máscara facial será obrigatório, assim como o álcool gel”, assegura.
Ao todo, 43 bancas vão expor hortaliças, frutas, biscoitos, pães, geleias, pimentas, sorvetes, flores, plantas ornamentais e artesanato – tudo produzido no Distrito Federal. Já foram realizadas quatro edições do evento desde dezembro de 2019.
“Estamos avaliando, junto com os produtores participantes, qual é a frequência ideal [para o evento]”, afirma José Nilton. A realização da Feira do Parque é resultado de uma parceria entre Emater-DF e as secretarias de Agricultura, Turismo e de Esporte e Lazer.
Serviço
Feira do Parque
Dias 10 e 11 de outubro (sábado e domingo)
Horário: das 9h às 16h
Local: Praça Jatobá, Estacionamento 13 do Parque da Cidade (próximo à administração do parque)
Acesso livre
* Com informações da Emater-DF
FONTE: AGÊNCIA BRASÍLIA * | EDIÇÃO: FÁBIO GÓIS