Por iniciativa da deputada distrital Jaqueline Silva (PTB), a Câmara Legislativa do Distrito Federal irá realizar nesta segunda (10/6), às 17h, audiência pública para debater a inclusão da literatura brasiliense no currículo das escolas públicas do DF. O evento será no auditório da Biblioteca Nacional, que faz parte da 35ª Feira do Livro de Brasília (Felib).
Autora do projeto de lei 456/2019, que visa incluir literatura brasiliense no currículo de todos os níveis de ensino da rede pública do DF, Jaqueline Silva afirma que sua intenção é valorizar a literatura local e ajudar a propagar o conhecimento da história do DF entre crianças e adolescentes. De acordo com a proposta, uma comissão composta por integrantes do governo e da sociedade civil será criada para selecionar as obras, e discutir a organização de seminários, palestras e lançamentos de livros.
De acordo com o Sindicato dos Escritores do DF, está é uma demanda antiga dos escritores e mercado editorial da cidade. Por isso, a iniciativa busca oficializar uma prática comum nas escolas: a participação dos autores independentes, que doam livros, contam histórias e promovem diversas atividades lúdicas e educativas gratuitamente.
O presidente da entidade, Marcos Linhares, explica que o projeto já consta na Lei Orgânica do DF, mas depende do Executivo para passar a valer.
“Precisamos valorizar o que é nosso. Fico feliz com a mobilização da deputada Jaqueline Silva, uma vez que a aprovação do projeto movimenta a renda do DF e do setor literário, já que estimula desde os escritores, até as gráficas e livrarias, setor que está carente no país.”, afirma.