Agência Brasília* | Edição: Chico Neto
Essas ações estão sendo chamadas de Dia D, por terem maior quantidade de profissionais envolvidos. Só na Fercal e em Sobradinho II haverá 15 postos fixos de vacinação e oito volantes (com vacinadores indo até algumas propriedades) na próxima quinta-feira (21). Em torno de 20 extensionistas da Emater e diversas equipes fixas e volantes da Dival estão envolvidos na primeira etapa do mutirão.
“Nós já georreferenciamos as áreas de maior risco e estamos fazendo um bloqueio vacinal nas áreas com maior vulnerabilidade em todo o Distrito Federal”, afirma o coordenador de Operações da Emater, Pedro Ivo. “Dessa forma, estamos fazendo um levantamento de chácara por chácara para que a população e os animais estejam protegidos.”
Muitos tutores, principalmente moradores de áreas rurais, não têm condições de levar seus animais até os postos localizados em áreas urbanas. “Por isso a vigilância ambiental trabalha em conjunto com a Emater, órgão que conhece, melhor que ninguém, as áreas rurais do DF”, lembra o chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental de Sobradinho, Tiago Gomes de Carvalho.
Confira, abaixo, o calendário de vacinação nos postos fixos:
→Fercal e Sobradinho II: dia 21/7, das 9h às 16h
→PAD-DF: de 20 a 27/8, das 9h às 16h
→Pipiripau: 20/8, das 9h às 16h
→Tabatinga: 20/8, das 9h às 16h
→Taquara: 20/8, das 9h às 16h
→Planaltina: 27/8, das 9h às 16h
→Rio Preto: 27/8, das 9h às 16h
*Com informações da Emater