Nesta quarta-feira (18), Brasília foi o palco da estreia do pré-lançamento da 6ª edição do Anuário ORIGEM 2024, uma das principais referências para líderes de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) na América Latina.
Rodrigo Navarro, um dos criadores do Anuário ORIGEM, ressaltou que a escolha de Brasília para o pré-lançamento atendia a uma antiga demanda do setor. Embora o evento ocorra em São Paulo, Navarro destacou que é em Brasília que as decisões acontecem, tanto no Congresso, quanto no Poder Executivo. “Por isso, a partir de agora, o Anuário terá um pré-lançamento em Brasília com o anúncio dos finalistas das categorias e o lançamento oficial em São Paulo, com planos de expansão para outras cidades”, afirmou.
O evento da ultima quarta-feira (18) apresentou os 50 finalistas da premiação “Mais Admirados”, distribuídos em categorias como Empresas, Associações Setoriais, Terceiro Setor, Consultorias e Escritórios de Advocacia Especializados. Além de anunciar os 10 finalistas do prêmio “Jovens Talentos em RIG”.
Na abertura do pré-lançamento, Navarro enfatizou o crescimento expressivo do setor de RIG, impulsionado pela necessidade de adaptação regulatória para atrair mais investimentos ao país. Ele destacou o papel essencial dos profissionais de RIG na defesa de interesses de maneira transparente, técnica e fundamentada em dados. “O setor não só atrai os jovens pela boa remuneração, mas pela proximidade com líderes governamentais e empresariais, além da complexidade da função, que oferece grandes oportunidades de carreira. Estamos vivendo um momento de transformação no setor, pois há uma troca enriquecedora entre a nova geração, nascida no ambiente digital, e os profissionais sêniors, criando um ambiente de aprendizado mútuo”, destacou Rodrigo Navarro, idealizador do Anuário ORIGEM.
Jean Castro, presidente da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), ressaltou a importância do Anuário para o setor, enfatizando que os profissionais de RIG são peças fundamentais na interação entre o setor público e o privado, sempre pautados pela ética e transparência. “O Anuário ORIGEM aponta os principais agentes dessa atividade, que são profissionais essenciais no processo de formação de normas mais eficientes para o país”, disse.
Durante o pré-lançamento do Anuário ORIGEM 2024, Navarro adiantou alguns dados da publicação como, por exemplo, o rejuvenescimento do setor, impulsionado pela chegada de novas gerações, que trazem maior familiaridade com tecnologias emergentes. Prova disso é a gradual transformação que vem ocorrendo neste mercado com a diminuição da idade média dos profissionais. Em 2024, constatou-se uma média de 44,3 anos, ligeiramente abaixo dos 44,8 anos de 2019. Além disso, 16,9% têm 55 anos ou mais, e 15,7% têm até 35 anos, mostrando maior diversidade etária na liderança.
O pré-lançamento destacou ainda a evolução do setor de RIG, com 55,88% dos respondentes atuando em empresas com cinco ou mais profissionais nessa área, um salto em relação aos 31,6% de 2019.
A participação feminina na liderança de RIG se manteve estável em relação ao anterior, em 43%, mas bem acima dos 31,5% de 2019.
Em novembro, no lançamento do Anuário ORIGEM 2024, serão anunciados os vencedores das premiações. A expectativa para o evento é alta, com mais de 2 mil votos registrados para a escolha dos ‘Mais Admirados em RIG’ e o crescente interesse de participantes internacionais. No evento, também serão divulgados os dados completos da mais abrangente análise do mercado de RIG da América Latina.
Sobre o Anuário ORIGEM
Com mais de 650 participantes, o Anuário ORIGEM traz o perfil dos principais profissionais de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) da América Latina à frente das maiores empresas privadas, entidades de classe setoriais nacionais, consultorias, escritórios de advocacia especializados e entidades do terceiro setor de âmbito nacional. A publicação foi reconhecida internacionalmente com uma menção honrosa no PR Daily Awards 2023.
Para a elaboração do Anuário ORIGEM, são realizadas pesquisas para trazer o retrato atualizado da área de RIG na América Latina e o perfil dos principais profissionais do mercado. Dados de extrema relevância sobre a estrutura e a atuação do setor são captados, analisados e comparados nesta publicação, como o número de profissionais exclusivos, atividades realizadas internamente ou terceirizadas, as diferentes configurações e linhas de reporte, as maiores expectativas e desafios enfrentados pelos líderes.