No mês do Agosto Lilás, que representa a conscientização sobre o combate à violência contra a mulher, o piquenique visa a promoção de acolhimento em dinâmicas com diálogo e educação em direitos.
A 2ª edição do piquenique, desenvolvido pela Subsecretaria de Atividade Psicossocial (Suap) da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), reunirá mulheres vítimas de violência – doméstica ou não – que integram o projeto Renovação Mulheres, na segunda feira (22/8) às 15h, próximo a administração do Parque da Cidade.
O encontro visa, através de um grupo reflexivo e psicoeducativo, proporcionar novas visões estratégicas de integração, protagonismo e autonomia com proteção das mulheres para que as vítimas percebam as dinâmicas que as levam às situações de violência. Desta forma, serão oferecidas atividades psicossociais e informações qualificadas, o encontro possibilita a construção de uma realidade social.
Para participar do encontro é recomendado: estar com um acessório na cor lilás, toalha/canga, canetas, canetinhas, lápis e itens de sua preferência, e, por fim, a instituição ressalta a importância de ter em mãos uma garrafa de água.
O Projeto Renovação Mulheres também abre turmas periódicas que aplicam políticas públicas interventivas, de diferentes formas, pelos agentes da defensoria, priorizando o afeto, reflexão, ação, educação em direitos e promoção da saúde mental.
A Subsecretária de Atividade Psicossocial da DPDF, Roberta Ávila, destaca:
“O Projeto Renovação Mulheres impacta na conscientização sobre os direitos das mulheres a uma vida mais justa e livre de violências, além de interferir na reflexividade acerca dos papéis e da equidade de gênero atuando na proteção e no acesso às políticas públicas para essas mulheres”
Saiba mais sobre o projeto Renovação
O projeto Renovação foi instituído em 2017 e já promoveu ações com: adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, pessoas em situação de rua, pessoas com deficiência auditiva, servidores públicos e idosos.
Para o enfrentamento à violência contra a mulher, há o Projeto Renovação Homens. Com o objetivo de diminuir a incidência da violência de gênero, é promovido um curso que é aplicado aos réus em processos criminais que respondem por crime correspondente e aceitam acordo de medida alternativa se comprometendo, diante o juízo, a participarem.
Através de grupo reflexivo e psicoeducativo, visa a transformação das masculinidades construídas socialmente a fim de promover uma perspectiva de equidade de gênero, e novos protagonismos nas formas de se relacionar consigo mesmo e com o outro, sempre em consonância com a Lei Maria da Penha.
Thamiris Feitosa
Assessoria de Comunicação