Evento promovido pela Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho da autarquia incentiva a troca de conhecimento
O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) promoveu nesta sexta-feira (4), por meio da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), a apresentação da dissertação do mestrado Proteção dos Recursos Hídricos nos Planos de Manejo das Unidades de Conservação do Distrito Federal realizado pela servidora Renata Barreto, no projeto Ciclo de palestras: Compartilhando Saberes.
Durante a exposição foi apresentada a peculiaridade que o DF possui que é a da grande quantidade de nascentes, contudo com escassez hídrica para o abastecimento e isso, somado ao uso diversificado para outros fins, a ocupação desordenada do solo, a expansão urbana e as atividades humanas sobre as áreas naturais tem impactado na disponibilidade e qualidade hídrica no território do DF.
“Neste cenário, o desafio é integrar as gestões de recursos hídricos com outras políticas ambientais relacionadas ao solo e proteção do meio ambiente. Assim sendo, foi observado que as Unidades de Conservação vêm desempenhando relevantes serviços ambientais para a recarga hídrica e superficial no território distrital”, destacou a analista de Planejamento Urbano e Infraestrutura Renata Barreto.
Servidora da autarquia ambiental há dez anos e lotada na Superintendência de Unidades de Conservação (Sucon), Renata de Vasconcelos Barreto, é graduada em Geografia, especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável e mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos tendo defendido sua tese em dezembro de 2022, na Universidade de Brasília (UnB), pólo Planaltina.
O estudo foi motivado pela possibilidade da aplicação em suas atividades profissionais, uma vez que servidora atua na área de gestão de unidades de conservação do Brasília Ambiental com participações em Grupos de Trabalho de elaboração de Termos de Referência para Plano de Manejo e em Comissões de análise desses documentos, o que a levou ao desafio de aprofundar nas pesquisas de normas e documentações.
Conhecimento – O projeto Ciclo de palestras: Compartilhando Saberes é uma iniciativa da QVT do Instituto Brasília Ambiental desde 2019; e se destina aos servidores que usufruíram do afastamento temporário das atividades laborais para participação no programa de pós-graduação stricto sensu, conforme o artigo 161 da Lei Complementar 840/2011.
As apresentações têm sido tão exitosas que em junho deste ano, durante o Encontro Anual de Qualidade de Vida no Trabalho, promovido Secretaria de Fazenda do Distrito Federal, foi premiado com o Selo Qualivida 2023, na categoria bronze, no seguimento autarquias. Na ocasião, outro projeto do Ibram também foi agraciado: a Semana da Saúde e Qualidade de Vida, que este ano está indo para a sua 11ª edição.
Fonte: Instituto Brasília Ambiental