Servidor da SEMA lança livro sobre “O Guarany” na Feira do Livro de Brasília e inspira criação de memorial cultural

postado em: Notícias | 0

A Feira do Livro de Brasília – Edição Especial: Meio Ambiente e Sustentabilidade será palco, na próxima terça-feira (10), às 19h, do lançamento oficial do livro “O Guarany: SOBRE-VIVENTES (2011)”, de autoria do servidor da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do DF (SEMA), Jesse de Jesus. O evento ocorre no estande “LiTERÊtura”, espaço dedicado a autores da cidade serrana de Teresópolis (RJ), de onde Jesse é natural.

Servidor público, analista de dados da Subsecretaria de Gestão Territorial (SUGAT/SEMA) e escritor, Jesse já publicou seis livros, todos disponíveis para consulta e venda durante a Feira. Entre seus títulos anteriores estão: Administração Eclesiástica PARA quem precisa de Administração Eclesiástica, Sociabilização da Economia Eclesiástica, Da Semeadura ao Campo – A história de 1961 a 2009, O Pecado das Artes e TERÊ TEM TREM – Da estação lembrança para a estação futuro.

Seu novo livro, “O Guarany: SOBRE-VIVENTES”, é uma releitura contemporânea e crítica da obra clássica de José de Alencar, conectando literatura, história e sustentabilidade. O lançamento, que já movimentou a cena cultural em Teresópolis-RJ, resultou em um feito marcante: a criação da Casa de José de Alencar, um memorial literário e cultural às margens do Rio Paquequer, em um terreno de 3 mil m² cedido pela prefeitura local. A iniciativa, articulada com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e do jornalista Wanderley Peres (que também assina o prefácio da obra), tem o objetivo de fomentar a educação, o turismo e a economia local.

O impacto da obra já começa a ecoar no Distrito Federal. Inspirado pelo exemplo fluminense, o secretário de Meio Ambiente do DF, Gutenberg Gomes, vem articulando tratativas para a criação de um memorial semelhante em um dos parques ecológicos do DF, voltado à valorização de personalidades ligadas à história e preservação ambiental. A ideia é unir literatura, educação ambiental e memória, alinhando-se às diretrizes da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente.

Durante o evento de lançamento, o público poderá conhecer o autor, conversar sobre o processo de escrita e as inspirações por trás da obra, além de refletir sobre o legado de José de Alencar para a cultura brasileira.


📖 Lançamento do livro “O Guarany: SOBRE-VIVENTES (2011)”
🗓 Terça-feira, 10 de junho de 2025
🕖 19h
📍 Feira do Livro de Brasília – Complexo Cultural da República
📌 Estande “LiTERÊtura”
🎟 Entrada gratuita