Parlamentares analisarão remanejamento de emendas para ajudar a saúde do DF
A Câmara Legislativa tem uma missão importante essa semana, a de conseguir fazer uma força tarefa para reunir emendas parlamentares e atender o pedido da Secretaria de Saúde, que solicitou o valor de R$ 30 milhões (trinta milhões de reais) para a aquisição de dois hospitais modulares, que serão acoplados ao Hospital Regional de Planaltina e do Hospital do Paranoá.
O pedido veio depois que o número de leitos ocupados ultrapassou a taxa de 90%, ameaçando não só os tratamentos de COVID-19, mas todas as especialidades atendidas na rede pública de saúde do DF de uma forma geral.
“A nossa prioridade é conseguir sensibilizar nossos colegas parlamentares a ajudar nessa situação emergencial. Temos que ampliar o número de leitos e a forma mais indicada de fazer isso nesse momento é através desse projeto de crédito que vai fazer o remanejamento das emendas para a saúde”, enfatiza o líder do governo, deputado distrital Hermeto (MDB).
Os hospitais (com 100 leitos de UTI cada um) servirão para absorver a crescente demanda por vagas e para ampliar o número de leitos de enfermaria. Além disso, nesse valor está prevista a contratação emergencial de profissionais de saúde para atuarem nesses leitos e a compra de equipamentos e insumos necessários para a assistência aos pacientes.