A Portaria 94 do Comando Logístico do Exército Brasileiro, publicada em agosto do ano passado, autoriza que viaturas de órgãos de segurança pública tragam blindagem parcial, oferecendo proteção balística somente em áreas consideradas mais vulneráveis e estratégicas.
A nova regulamentação permite que cada órgão de segurança escolha quais partes do automóvel serão protegidas, levando em conta aspectos como custo, peso adicional e necessidades específicas de policiamento.
A proteção balística, mesmo aplicada só em algumas partes das viaturas, é um grande avanço para a garantia da segurança de nossos policiais.
O Deputado Federal Felício Laterça PSL-Rio, apontou a importância de investir em viaturas blindadas. “Uma blindagem mínima, dos vidros da parte frontal do veículo, custa algo em torno de 30 mil reais. Quanto custa um homem de segurança pública aos cofres públicos? Só de pensão quanto se paga? Parece que ninguém nunca fez essa conta. Falando em termos matemáticos, por que não fazemos essa conta? Já bastam as condições de trabalho dos nossos policiais, que não são adequadas. Viatura blindada no Rio de Janeiro é mais do que necessário”. Defendeu.