Conhecida como “teste do pezinho”, a triagem neonatal é o conjunto de testes laboratoriais realizados logo após o nascimento ou nas primeiras semanas de vida do bebê, com o objetivo de diagnosticar, precocemente, doenças que podem pôr em risco a vida ou o desenvolvimento do recém-nascido.
A Câmara Legislativa aprovou nesta terça-feira (27), em segundo turno e redação final, projeto de lei que assegura a todas as crianças nascidas nos hospitais e demais estabelecimentos de saúde do Distrito Federal o direito ao teste do pezinho na sua modalidade ampliada.
De autoria da ex-deputada distrital e, agora deputada Federal, Celina Leão (PP/DF), o PL nº 1.994/2018 tem como intuito permitir o diagnóstico precoce da Imunodeficiência Combinada Grave (SCID), que é potencialmente fatal, e de doenças lisossomais – as quais abrangem um grupo de erros do metabolismo caracterizados pela deficiência de algumas enzimas, podendo causar disfunção progressiva de todas as células afetadas.
“Tenho certeza que muitos pais, principalmente dos portadores de doenças raras, estão comemorando essa vitória junto comigo. A aprovação do teste do pezinho ampliado trará o diagnóstico precoce, podendo assim mudar o curso natural de uma doença.”, afirmou a deputada Celina.
Texto: Câmara legislativa
Edição: ASCOM Celina Leão