Encontro, que dá sequência à construção do Plano de Ação, aconteceu em dia de fumaça intensa no DF
A comissão responsável pelo Plano de Ação Integrada (PAI) para episódios críticos de poluição do ar se reuniu na sede do Instituto Brasília Ambiental na tarde desta segunda-feira (16). O encontro ocorreu em um momento crítico, com a capital federal amanhecendo coberta pela fumaça dos incêndios florestais que afetam diversas regiões do DF. Esse cenário tornou a atuação do grupo ainda mais urgente.
O objetivo da reunião foi desenvolver um Plano de Ação Integrada de forma a orientar medidas a serem tomadas quando a má qualidade do ar representa riscos para a saúde da população.
Foi apresentada uma minuta de Decreto para que as outras Secretarias de Estado contribuam até a quarta-feira com o texto do documento em si, bem como as ações que podem ser tomadas dentro de suas competências institucionais. O presidente do Instituto Brasília Ambiental destacou a importância do documento, afirmando: “Estou falando com vocês e estenderei meus pedidos aos gestores que representam. Trata-se de uma emergência e prioridade total para o nosso governo. Este documento, fruto da capacidade técnica de cada um de vocês, permitirá que o governo tome as decisões necessárias para minimizar os efeitos que estamos enfrentando hoje.”
A versão final do documento será entregue até a próxima sexta-feira (20), quando está previsto um novo encontro da comissão para aprovação e encaminhamento para publicação.
A reunião também abordou a necessidade de revisão do Plano em construção quando os estudos de inventário de gases poluentes, o modelo de dispersão desses gases e a modelagem da rede de monitoramento da qualidade do ar no DF estiverem concluídos.
Participantes da Comissão – Além do Instituto Brasília Ambiental, coordenador da comissão, participaram do encontro representantes das seguintes instituições: Casa Civil, Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema), Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), Defesa Civil, Secretaria de Saúde/Vigilância Sanitária (SSDF), Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAGRI), DF Legal, Secretaria de Mobilidade (SEMOB), Secretaria de Estado de Economia (SEEC), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros, Caesb, Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).