Auditor Federal do TCU defende mandato transparente, econômico e independente na Câmara dos Deputados
Conhecido por criar e participar de movimentos sociais com foco na educação política e conscientização cidadã, como o Câmara Mais Barata e o Mude a Política, Regis Machado volta a disputar as eleições no Distrito Federal. O engenheiro e Auditor Federal do Tribunal de Contas da União (TCU) concorre a uma das oito vagas na Câmara dos Deputados pelo Podemos e tem como principais propostas reformas estruturantes para enxugar os gastos da administração pública.
Casado e pai de um filho de 3 anos, o ativista político quer renovar o quadro político do DF, combater a corrupção e privilégios e lutar pela redução de impostos para a população. Como Auditor Federal do TCU, o candidato tem experiência de sobra na fiscalização dos gastos e das políticas públicas, principalmente nas áreas de tecnologia, segurança da informação e segurança cibernética.
“Eu defendo um mandato mais econômico e independente, um governo mais eficiente, com menos impostos para o cidadão e uma atuação focada nas áreas que a população considera prioritárias: emprego, saúde, educação e segurança. Além disso, minha experiência profissional me ensinou a resolver as causas raízes dos problemas, ao invés de, como se diz, ficar ‘enxugando gelo'”, diz.
Principais propostas:
Nova política: moralizar condutas e aprovar reformas estruturantes para o Brasil (tributária, administrativa, política, penal, etc.);
Eficiência administrativa: combater privilégios e corrupção, fiscalizar o governo e aplicar tecnologia para melhorar os serviços públicos;
Redução de impostos: simplificar e diminuir a carga tributária, unificar impostos e reavaliar isenções fiscais;
Geração de empregos (pequenos negócios): ampliar os limites para enquadramento fiscal, isentar impostos nos primeiros quatro anos de atividade e facilitar o acesso ao crédito e aos recursos do FAT;
Esporte e juventude: incluir os jovens por meio da melhoria e expansão dos programas desportivos;
Foco na saúde, educação e segurança pública: áreas que a população considera prioritárias.
Currículo, experiência e ética para mudar o Brasil
Regis Machado é, atualmente, vice-presidente do Instituto de Fiscalização e Controle (IFC), diretor do Sindicato do Poder Legislativo Federal e do TCU (Sindilegis) e da Associação da Auditoria de Controle Externo do TCU (AUDTCU) e membro da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público do Poder Executivo Federal (Funpresp). Também é embaixador no DF da ONG Politize!, com foco em educação política e conscientização cidadã, e integra um movimento popular chamado “Frente Parlamentar Constituinte”, com núcleos em todas as Regiões Administrativas do DF, com vistas a debater uma nova constituição para o Brasil e pressionar pela realização das reformas necessárias para que o País volte a crescer e gerar emprego e renda para as pessoas.
Formado em Engenharia de Redes de Comunicação pela UnB, Regis Machado já cursou Ciência da Computação no CEUB e Direito na UDF. Em 2018, Regis ajudou a coletar mais de 25 mil assinaturas para protocolar o primeiro projeto de lei de iniciativa popular na Câmara Legislativa do DF (PL 2.151/2018), com o objetivo de aumentar a eficiência e a transparência dos gastos e cortar privilégios dos deputados, gerando uma economia de R$ 300 milhões por legislatura. Nesse ano, ele obteve quase 3 mil votos ao concorrer pela primeira vez ao cargo de deputado distrital pelo extinto PRP.
Em 2019, Regis Machado criou o movimento nacional Mude a Política para defender o fim de regalias e privilégios de parlamentares.
Para conhecer mais sobre Regis Machado, acesse o Instagram @RegisMachadoOficial ou o site www.regismachado.com.br