Encontro em Brasília reúne lideranças para debater a criação da Universidade Federal Indígena do Brasil

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Na tarde desta terça-feira (06), o restaurante Xique-Xique, tradicional ponto de encontro na capital federal, foi palco de uma reunião estratégica entre lideranças indígenas, acadêmicas e representantes de instituições de pesquisa. O blogueiro Fernando Fidelis, do Blog do Fidelis, foi convidado especial no encontro que teve como pauta central a fundação da Universidade Federal Indígena do Brasil e a atuação do Observatório Científico Nacional (OCN).

Estiveram presentes na reunião:

  • Elisangela Lima, Presidente do OCN do Agro Indígena Brasil
  • Dr. Hamilton Gondim, Reitor e fundador da Universidade Federal de Roraima
  • Dr. Eli Sirqueira Alves, Orientador e Pesquisador
  • Cacique Amazonas, Diretor Executivo Agro Indígena
  • Dr. Alalardo Santiago, Pesquisador e Artista Plástico
  • Antônio Barbosa, Assessor do Reitor

O diálogo girou em torno da urgência de consolidar uma universidade federal voltada exclusivamente para os povos indígenas, com base em saberes tradicionais, ciência, tecnologia e inovação social. A proposta, que já vem sendo construída por diversas mãos, representa um marco na valorização do conhecimento ancestral e no fortalecimento da identidade dos povos originários do Brasil.

Durante o encontro, os presentes destacaram a importância do papel do OCN na articulação científica e cultural, reforçando que a criação da Universidade será também um símbolo de reparação histórica e construção de um futuro mais justo e sustentável.

“A presença dessas lideranças e intelectuais mostra que estamos diante de um momento histórico. Abrir espaço para a ciência indígena, aliando-a à academia tradicional, é um passo fundamental para o Brasil que queremos construir”, afirmou o blogueiro Fernando Fidelis.

Como bem disse Albert Einstein e foi lembrado durante a conversa: “Uma mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original.”

Esse encontro é apenas o início de uma caminhada que promete transformar o cenário educacional e científico do país, com raízes fincadas na sabedoria milenar dos povos indígenas.